Andamento das Obras dos Estádios da Copa de 2014

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





A Copa do Mundo tem gerado muitos debates entre os brasileiros. O jornal matinal da Globo, Bom Dia Brasil, fez um levantamento quanto ao prazo de entrega das obras dos estádios que serão sedes do evento esportivo. Nove dos doze estádios que foram selecionados estão com o prazo de entrega mantido para o mês de dezembro de 2012.  O ano de 2013 será fundamental, pois sem a totalidade das obras prontas, a mídia internacional irá noticiar o que está, ou não está, sendo feito no Brasil, segundo o diretor da Sinaenco, José Roberto Bernascioni.

Dois estádios pertencentes a clubes estão com o cronograma em dia. São eles: o Beira Rio (do Internacional de Porto Alegre) e a Arena da Baixa (do Atlético Paranaense). No Rio Grande do Sul, as fundações e a terraplanagem estão efetuadas e agora o clube gaúcho está negociando uma parceria para continuar com as obras. Em terras paranaenses, como o estádio do Atlético já cumpre boa parte do que é cobrado pela Fifa, o custo será menor. A previsão é que as obras sejam iniciadas em outubro de 2011 e a inauguração está prevista para março de 2013. O clube ainda luta para que o estádio seja sede da Copa das Confederações.

Quem já está fora da Copa das Confederações são as cidades de São Paulo e Natal, com obras atrasadas. Já em Manaus a previsão é que as obras também sejam terminadas em 2013, mas em junho. Na Bahia, o estádio da Fonte Nova foi implodido, sendo que a primeira fase da construção já foi feita.

No Distrito Federal, a cidade de Brasília passou por problemas, como o “mico” da tentativa sem sucesso de implosão do estádio. Hoje o governo local afirma que 35% das obras foram feitas. Em termos de demolições, o Mineirão, em Belo Horizonte, já teve essa etapa terminada, dando seguimento ao processo.

Em Fortaleza falta completar ainda 60% da construção do Castelão, que também foi demolido. Cerca de um terço das obras da Arena Pantanal, em Cuiabá, estão concluídas. O processo de terraplanagem foi terminado no estádio de Recife, e as fundações estão em andamento.

No Rio de Janeiro, mesmo com duas greves já feitas pelos operários, a previsão de conclusão do estádio está mantida para dezembro de 2012.

Quem fiscaliza todas as obras é o Comitê Organizador – COL. Ele tem 21 funcionários que acompanham todo o processo nos estádios, além de monitores que recebem imagens de 24 câmeras. Tudo isso em tempo real.

Assista ao vídeo da matéria do Bom Dia Brasil:


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)