Dia de São José – História da Data – 19 de março

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





São José 300x225 Dia de São José   História da Data   19 de marçoNesta segunda-feira, dia 19 de março de 2012, estamos celebrando o Dia de São José. Dados históricos apontam que o culto a São José teve início provavelmente no Egito, passando tempos depois para o Ocidente, alcançando uma grande popularidade.

Foi no ano de 1870, que o papa Pio IX proclamou São José como “O Patrono da Igreja Universal”, e foi a partir daí que ele começou a ser cultuado na data de 19 de março.

Mesmo com grande importância para a Igreja Católica, o nome de São José não foi amplamente citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja. Ele é somente mencionado nos Evangelhos de São Lucas e São Mateus.

Ele era descendente de Davi, trabalhava com carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. De acordo com os ditos populares, a mão de Maria era desejada por muitas pessoas, mas só a José ela foi concedida.

Depois de Maria recebeu o anúncio do anjo Gabriel de que iria dar à luz ao Menino Jesus, José ficou um tanto quanto confuso, pois apesar de não ter tomado parte desta gravidez, confiava plenamente na fidelidade de Maria.

José resolveu terminar o noivado e deixá-la sem que ninguém ficasse sabendo, porém, durante um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o menino era o Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.

Ele teve muita importância no crescimento de Jesus. Acredita-se que José tenha morrido antes que Cristo fosse crucificado, quando ele tinha apenas 30 anos.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)