Dia da Independência do Brasil – 07 de setembro de 2012 – Dia da Pátria – História e Origem da data

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (1 votos, média: 10,00 de 10)

     





Famosa imagem do grito do Ipiranga.

Neste sete de setembro, vamos comemorar o Dia da Pátria, também conhecido como Dia da Independência do Brasil.

A data é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 07 de setembro de cada ano. A celebração é frente a Declaração de Independência do Brasil do Império Português, em 07 de setembro de 1822.

No dia 02 de setembro daquele ano, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, no momento em que Dom Pedro estava em viagem para São Paulo.

A sua esposa, Maria Leopoldina, princesa regente, foi se encontrar com o Conselho de Ministros e decidiu mandar ao seu marido uma carta aconselhando ele a declarar a Independência do Brasil.

A carta chegou para Dom Pedro no dia 07 de setembro. Neste mesmo dia, em cena que ficou famosa nas margens do Rio Ipiranga, ele declarou então a Independência do Brasil, o que colocou um ponto final aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.

No Brasil, o Dia da Pátria será marcado por desfiles patrióticos nas grandes capitais do Brasil. O mais famoso acontece em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff.

Clique aqui e veja mais informações sobre os desfiles nas capitais.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)