Novo Fator Previdenciário – Nova tabela de valores de benefícios para aposentados por tempo de contribuição

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





globo 300x225 Novo Fator Previdenciário   Nova tabela de valores de benefícios para aposentados por tempo de contribuição

Novo Fator Previdenciário – Fonte – Globo.com.

Neste sábado, dia 01 de dezembro, entrou em vigor a nova tabela do fator previdenciário e deve alterar os benefícios dos aposentados por tempo de contribuição.

Tais mudanças vão ser favoráveis para os segurados que estão na faixa etária dos 52 até 80 anos, que tiveram uma redução na expectativa de sobrevida.

Em todos os anos o fator previdenciário é alterado. As mudanças ocorrem em virtude da atualização da tábua da expectativa de vida do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cálculo também leva em consideração a idade e o tempo de contribuição do segurado no momento da aposentadoria. Para as aposentadorias por tempo de contribuição, o fator previdenciário costuma diminuir o valor do benefício, pois quem se aposenta por esta modalidade normalmente não tem a idade para se aposentar, mas já tem um tempo de contribuição para tal.

Como a sua expectativa de vida ainda é considerável, o valor do benefício é reduzido quanto mais jovem o assegurado for.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida quando o brasileiro nasce subiu de 73,8 em 2010, para 74,1 em 2011.  Diferente dos últimos anos, as projeções do IBGE mostram que a faixa entre os 52 a 80 anos, a expectativa de sobrevida diminuiu, o que deve beneficiar os segurados.

Ou seja, para aqueles que ainda não têm idade para se aposentar, o fator previdenciário vai reduzir menos o valor do benefício. Para quem já tem a idade, o fator vai aumentar mais o valor do benefício.

Uma simulação do Ministério da Previdência Social aponta que um homem de 55 anos e 35 anos de contribuição, por exemplo, vai ter uma alteração no fator previdenciário de 0,715 para 0,716.

Com isso, para receber o mesmo benefício, ele contribuiria por 17 dias a menos. Se ele contribuir por mais tempo, o valor do benefício tem a tendência a aumentar.

perfil Novo Fator Previdenciário   Nova tabela de valores de benefícios para aposentados por tempo de contribuição


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. O que deveria ser feito é o governo pagar sua conta, ou seja, esse fundo de previdencia seria inesgotável, se dele não tivesse sido subtraído os recursos par outra finalidades, bem como, administrado com responsabilidade e não ter deixado vazar por meios de ineficiência de seus controladores. Hoje o caixa do governo está cheio e o mínimo que poderia se fazer é devolver, ou seja, pagar a conta, pois quando iniciei minha jornada de trabalho a Lei me dizia que devesse trabalhar 35 anos e depois me aposentar pelo justo cálculo da minha contribuição.

Quer realizar um comentário?





RSS RSS (comentáos)