Aplicativo para Celular ajuda a Diagnosticar Alzheimer



  

Novo app analisa a voz da pessoa para descobrir se ela possui Alzheimer.

Entre aquelas pessoas que simplesmente não gostam de ter muito contato com a tecnologia em geral, mais especificamente com os smartphones, um dos motivos apresentados para tal é, além do choque de gerações, o fato de supostamente os dispositivos só terem futilidades. Se por um lado isso possa até ser verdade, visto o tamanho de inutilidades que podemos encontrar no mundo da tecnologia, por outro lado isso vem mudando cada vez mais, com apps que facilitam a vida dos usuários. Agora, um app que ajuda os usuários a saberem se possuem Alzheimer está a prestes a ser lançado.

O app vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Índia e possui como objetivo auxiliar no diagnóstico do Alzheimer, por meio de uma análise de sua voz, podendo emitir um aviso de que você possui a doença ou lhe alertando em caso de mudança no tom de voz, algo comum entre pessoas com Alzheimer.

O aplicativo buscará desvios no seu tom de voz em comparação com o normal até então, algo mais do que útil, principalmente para os mais idosos, que são de fato aqueles que sofrem com essa doença, e também para seus familiares mais próximos interessados em ajudar.





O motivo do app utilizar a fala do usuário para detectar o fato da doença é que, mesmo em estágio inicial, o Alzheimer afeta a memória da pessoa, mudando sua capacidade de fala, fazendo com que o ritmo seja menor, haja mais dificuldades para se lembrar de palavras e eventos, mesmo que simples e recentes ou até mesmo na hora de falar com maior velocidade. O aplicativo está sendo trabalhado, agora, para fazer com que mesmo mudanças sutis sejam percebidas pelo sistema.

O diagnóstico do Alzheimer é importantíssimo, visto que embora a doença não tenha cura, caso o diagnóstico seja realizado ainda em fase inicial, os sintomas podem ser aliviados. Atualmente cerca de 47 milhões de pessoas são afetadas com a doença ao redor do mundo todo, sendo destes, 2 milhões de casos em solo brasileiro.

Por enquanto o aplicativo ainda não tem nome e se encontra em fase de desenvolvimento, não havendo nenhum tipo de previsão para o lançamento do app, o que ainda pode demorar um pouco, todavia, saiba que o aplicativo não terá suporte ao português em seu lançamento.



Post Comment