Google Camera permitirá salvar fotos no formato RAW



  

Formato salva imagens em melhor qualidade, sem distorcer tanto a imagem.

As empresas vem passando a dar cada vez mais atenção para o ''fator fotográfico'' em seus dispositivos, investindo fortemente em smartphones com câmeras cada vez mais potentes e ainda mais funcionalidades. A Google, com o Android Lollipop, passou a dar mais atenção para o sistema, com o início do suporte ao RAW. Esse formato de imagem faz com que a mesma não perca tanta qualidade ao ser salva, porém, ela sofria com algumas limitações até então, que estão prestes a desaparecer.

Com o RAW não há a compressão agressiva, o que acontece com outros formatos de imagens e acaba por fazer com que as mesmas percam consideravelmente sua qualidade. A função se torna ainda mais notável quando o tamanho das imagens é grande, já que essas são as que mais sofrem com formatos como o JPEG. Porém, não há muito controle a respeito do resultado final, ao menos até então, visto que segundo informações do Android Police, a Google deve permitir aos usuários salvar os arquivos JPEG e DNV (RAW) separadamente.

Assim, o usuário poderá optar entre qual opção irá publicar em suas redes sociais e na web, algo muito útil principalmente em sites que limitam o tamanho do arquivo e ainda permitirá que as imagens com melhor qualidade sejam salvas em seu dispositivo.





Entre diversas vantagens das fotos RAW, está a quantidade de detalhes que a imagem possui para edições no Adobe Lightroom, enquanto novamente a imagem JPEG perde bastante qualidade. Na realidade, o formato acaba até mesmo por manipular as imagens para que sua qualidade seja ainda melhor. Segundo as informações do Android Police, a empresa deverá permitir aos usuários da Google Câmera optar entre salvar apenas em JPEG ou gerar os dois arquivos.

Todavia, para que o usuário possa usar a funcionalidade, possivelmente será necessário usar o modo HDR+. Porém, essa novidade aparentemente ainda está em fase inicial, tanto é que as galerias do Android ainda não possuem sequer suporte ao formato RAW.

Diversas empresas oferecem soluções parecidas e a novidade da Google apenas aumenta ainda mais essa disputa, o que deve elevar ainda mais a qualidade desses aplicativos e também, porque não, um número cada vez maior de inovações nesse nicho.



Post Comment