Realizar Atividade Física pode Reduzir o Risco de Câncer



  

Estudo realizado pela JAMA afirma que pessoas que realizam exercícios físicos têm menos chances de ter 13 tipos de Câncer.

Atividade física é ótimo para a saúde, isso todo mundo sabe. Além de combater a obesidade, um problema crescente em países desenvolvidos, exercícios também ajudam na saúde cardiovascular, evitam osteoporose, diabetes, pressão alta e ansiedade. Estudos recentes dão mais um motivo para praticar exercícios regularmente. Segundo a revista da Associação Médica Americana (JAMA), exercícios físicos podem ajudar a combater 13 tipos diferentes de câncer.

Conclusão dos estudos:

O estudo publicado pela JAMA concluiu que realizar exercícios físicos ajuda pessoas com estilos de vida diferentes a prevenir câncer. Incluiu-se na pesquisa até pessoas com sobrepeso e fumantes, dando para perceber que atividades físicas são realmente boas para todo mundo.

O problema do sedentarismo torna-se mais grave conforme a sociedade evolui para um estilo de vida corrido. Nos EUA ,51% da população não pratica atividades físicas com frequência, a média mundial é de 31% da população.

Os pesquisadores americanos trabalharam com informações coletadas de 1,44 milhões de pessoas com idades entre 19 e 88 anos, que viviam nos EUA ou na Europa. Durante 11 anos os dados foram coletados e nesse período 187 mil casos novos de câncer foram diagnosticados.





Estudos anteriores já haviam comprovado que existe relação entre exercícios físicos e incidência menor de câncer de cólon, endométrio e mama. Essa relação foi comprovada novamente na pesquisa publicada pela JAMA. Também foi descoberto que outros dez tipos de câncer podem ser prevenidos com exercícios, alguns deles são: fígado, esôfago, pulmão, rim, sangue e outros. A probabilidade de desenvolver câncer para pessoas que praticavam exercícios não aumentou independente do peso ou de hábitos como fumar. Na média uma pessoa que se exercita tem uma probabilidade 7% menor de desenvolver qualquer um dos 13 tipos de câncer pesquisados.

As atividades incluídas no estudo foram corrida, natação, caminhada ou andar de bicicleta em ritmos variados. Os estudiosos recomendam que esse tipo de atividade seja realizada por pelo menos 150 minutos semanais para que sejam eficientes.

Anteriormente, um estudo da universidade de saúde de Harvard havia comprovado que pacientes que sofriam de câncer de próstata e realizavam exercícios físicos com regularidade tinham uma chance menor de óbito por causa da doença.

Gizele Gavazzi



Post Comment