Chorar nos Filmes pode Deixar as Pessoas Mais Felizes



  

Pesquisa holandesa revela que assistir filmes tristes pode deixar o expectador mais feliz.

No cinema ou em casa, há diversos filmes que fazem com que os espectadores se emocionem. O gênero do filme que faz com que as lágrimas escorram vai depender de quem o assiste. Pode ser um drama romântico, uma história triste de um cãozinho que morre no final, um épico de ficção, ou até mesmo Rocky.

Um recente estudo holandês comprovou que chorar em um filme pode fazer bem à saúde. Os pesquisadores da Universidade de Tilburg convocaram 66 pessoas, de 19 a 33 anos, para assistir dois filmes considerados bem emocionantes: “Sempre ao Seu Lado” (de 2009, drama norte-americano que foi baseado em fatos reais, sobre o cão Hachiko e seu dono) e “A Vida é Bela” (de 1998, comédia dramática italiana que se passa na Segunda Guerra Mundial, contando a história do judeu Guido e seu pequeno filho, Giosuè).

Entre os convocados para o estudo, 28 pessoas choraram nos filmes, tendo 45% chorado em A Vida é Bela e 57% em Sempre ao Seu Lado. Ao mesmo passo que 32 não conseguiram chorar com os filmes. Dos 28, 23 eram mulheres e 5 eram homens. Já dos 32, 16 eram mulheres e 16 eram homens.

Após a sessão de filmes, os participantes tiveram seu humor avaliado. A conclusão que os pesquisadores chegaram sobre o humor dos avaliados foi que, aqueles que não conseguiram derramar lágrimas, não tiveram seu humor afetado. No entanto, aqueles que choraram se demonstraram tristes por um período de tempo, mas logo em seguida se sentiram mais felizes por cerca de 90 minutos.





Segundo o pesquisador da Universidade de Tilburg, Asmir Gracanin, a variação de humor pode ter duas explicações plausíveis: chorar liberou ocitocina (o famoso hormônio do prazer, que traz sensação de bem-estar) no organismo das pessoas ou essas pessoas se sentiram tão tristes pelos filmes que viram que decidiram se esforçar para ficarem alegres.

Independente do motivo, agora é cientificamente comprovado que chorar durante um filme te deixa feliz por um período de tempo após isso. Então prepare a pipoca e assista aquele filme que te faz derramar lágrimas, de O Senhor dos Anéis até Wall-e.

Isabela Palazzo



Post Comment