Copa América 2016 – Seleções Participantes, Grupos e Últimos Campeões



  

Torneio reunirá 16 seleções e acontecerá de 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos.

O ano de 2016 é bastante especial para a Copa América, haja vista a competição mais importante de seleções das Américas estar completando 100 anos. Devido a esse fato especial, o torneio ganhou uma edição especial, a Copa América Centenária, que será realizada nos Estados Unidos. Será a primeira vez que o torneio é realizado fora da América do Sul. A competição será realizada entre 03 de junho e 26 de junho de 2016.

Como já destacado, essa será uma edição especial desta tradicional copa, pois marca os 100 anos da competição desde a sua primeira realização oficial. Com isso, temos a Copa América organizada a partir de uma parceria entre a CONMEBOL e a CONCACAF. Um detalhe interessante é que neste ano a Copa América contará com 16 seleções. São 10 seleções da CONMEBOL e 06 seleções da CONCACAF.

Ao todo são dez cidades-sedes que irão receber os jogos, entre elas estão: Pasadena, CA; Seattle, WA; Santa Clara, CA; East Rutherford, NL; Orlando, FL; Chicago, IL; Houston, TX; Foxborough, MA; Filadélfia, PA; e Glendale, AZ.

As equipes que disputarão a Copa América Centenária são: Estados Unidos, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá, Haiti, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

As 16 seleções foram distribuídas em quatro grupos a partir de um sorteio oficial. O sorteio determinou a seguinte distribuição:

  • Grupo A: Estados Unidos, Colômbia, Costa Rica e Paraguai.
  • Grupo B: Brasil, Equador, Haiti e Peru.
  • Grupo C: México, Uruguai, Jamaica e Venezuela.
  • Grupo D: Argentina, Chile, Panamá e Bolívia.




Segundo o regulamento oficial, os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a disputa das quartas de final do torneio.

As últimas dez campeãs da Copa América foram as seguintes seleções: Argentina (1991 e 1993), Uruguai (1995 e 2011), Brasil (1997, 1999, 2004 e 2007), Colômbia (2001) e Chile (2015).

A expectativa em torno da Copa América Centenária é bastante grande, pois conta com grandes seleções e craques do futebol mundial. O Chile terá a grande missão de defender seu título, haja vista ter vencido a última edição em casa, em 2015, após vitória nos pênaltis sobre a Argentina. O Brasil pretende aproveitar esta competição para voltar aos trilhos do bom futebol. Já os “Hermanos”, que não ganham a competição desde 1993, querem voltar a conquistar as Américas. Estados Unidos e México são as grandes apostas contra as seleções da América do Sul.

Por Bruno Henrique



Post Comment