Pesquisa revela que Procrastinar pode Aumentar Criatividade



  

Pesquisa mostra que ficamos mais criativos ao tirarmos um tempo para relaxar.

Vários e-mails para responder na caixa de entrada, o arquivo que deve ser criado no Word continua em branco, a planilha do Excel sem dados nas linhas e colunas, tudo atrasado e você não tem ideia de como iniciar o relatório que foi solicitado com urgência. Mesmo assim, você continua respondendo as mensagens, visualizando as imagens e os vídeos engraçados que chegam no Whatsapp. Mas não fique preocupado, de acordo com a ciência: procrastinar contribui para a pessoa ficar mais criativa.

Mas afinal, o que é procrastinar? Procrastinar consiste em deixar para depois as tarefas que devem ser iniciadas agora. A famosa mania de deixar todas as coisas para serem feitas na última hora. Isso ocorre na escola, faculdade, trabalho e nas tarefas domésticas. Muitas vezes o professor solicita um trabalho um mês antes, porém, o aluno deixa para fazer um dia antes da entrega.

Um fato curioso é que só procrastinamos quando somos obrigados a fazer algo, dificilmente procrastinamos quando estamos fazendo algo que gostamos ou nos dá prazer, como assistir um filme no cinema, dançar, caminhar no parque, passear, viajar, conversar e comer.

Nesse ano de 2016, o psicólogo Adam Grant, que trabalha na Universidade da Pensilvânia – Estados Unidos, comentou em uma palestra do TED a respeito de um estudo realizado com pessoas que se dispuseram a serem voluntários. Nesse estudo, essas pessoas ficaram um tempo divertindo-se com jogos de videogame antes de testarem sua criatividade. De acordo com o teste realizado, esses voluntários tiveram ideias mais criativas e inovadoras do que os demais.





Isso acontece porque os nossos cérebros funcionam de uma maneira muito interessante. Quando estamos focados em algum dever, a nossa mente fica centrada naquele dever e ela não viaja para coisas diferentes. Quando procrastinamos, a nossa mente desliga daquele dever e fica livre para pensar em coisas novas e originais.

Entretanto, não vai pensando sempre que estiver muito atarefado e sem criatividade: ”Poxa, vou me divertir um pouco e depois volto para as atividades”. A procrastinação só deixa a pessoa mais criativa quando você vai fazer algo diferente, porém, continua pensando em soluções para o projeto, trabalho, arquivos, relatórios, entre outros, pois estará apenas tirando um tempo para relaxar e pensar em como resolver as tarefas. Caso contrário, você apenas estará perdendo o seu tempo.

Aline Aparecida Feitosa Dias



Post Comment