Google Doodle homenageou o médico austríaco Karl Landsteiner



  

Doodle foi feito em homenagem ao 148º aniversário de nascimento do importante médico austríaco Karl Landsteiner.

Nesta terça, dia 14 de junho, o Google fez um Doodle em homenagem ao médico austríaco Karl Landsteiner ao seu 148° aniversário de nascimento. Muitas vidas foram salvas graças aos trabalhos e descobertas feitos pelo médico que também é detentor de um Prêmio Nobel.

No ano de 1901, o patologista e biólogo fez a descoberta da existência de vários tipos de sangue, sendo eles o A, B e O.

Depois, os seus alunos conseguiram descobrir o quarto tipo sanguíneo que é o AB. Com seus múltiplos estudos, Karl Landsteiner conseguiu determinar a possibilidade para que as pessoas com o mesmo tipo de sangue pudessem receber transfusões.

A primeira transfusão de sangue com êxito aconteceu no ano de 1907 com esse resultado diretamente ligado ao trabalho do médico austríaco. Ele foi líder em grandes avanços na medicina, como terapias e cirurgias.

Landsteiner, ao lado de Alexande Salomon Wiener, efetuou o trabalho do descobrimento do fator RH, o segundo sistema de grupos sanguíneos na transfusão de sangue em humanos, que atualmente conta com 50 antígenos. As pessoas que apresentam o fator RH em seu sangue são classificadas como RH positivas, enquanto aquelas sem esse fator são apresentadas como RH negativas.





Da mesma maneira, acredita-se que Karl Landsteiner, trabalhando ao lado do cientista Erwin Popper, efetuou trabalhos e estudos que foi guia para a descoberta do vírus da pólio. Esse foi o primeiro passo para o desenvolvimento de um tratamento desta doença que afetou milhões de crianças em todo o mundo.

Tudo isso é peso bastante para que o Google celebrasse o seu 148 anos de seu nascimento. Devido a todos seus feitos frente a medicina, a Academia Sueca lhe concedeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia no ano de 1930.

O Google Doodle:

A gigante da internet costuma fazer homenagens a personalidades, datas comemorativas e eventos que acontecem em todo o mundo. O internauta vai acessar a página inicial do site de buscas e encontrará detalhes sobre qual a homenagem em questão. Todos os desenhos e doodles interativos fazem alguma menção sempre ao logo da empresa Google. Quando o usuário clica na imagem da celebração, ele é direcionado para a página de pesquisa que vai encontrar detalhes sobre a personalidade, evento ou data. 

Karl Landsteiner no Google Doodle



Post Comment