Prouni 2016 – Queda no Número de Bolsas Integrais



  

Apesar do aumento do número de bolsas de estudo, Programa Universidade para Todos registra queda no número de bolsas integrais.

Nesse segundo semestre de 2016, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) ofereceu mais vagas para bolsas de estudo de ensino superior, porém, de acordo com os dados, o percentual para as bolsas integrais caíram bastante.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na qual mostra que cursos que possuem a isenção de tarifas de mensalidades caíram cerca de 17%. A comparação foi feita de acordo com o número de vagas oferecidas no processo seletivo realizado no ano de 2015.

Nessa edição do segundo semestre, que teve as inscrições abertas no dia 07 de junho de 2016, foram oferecidas 57.092 bolsas integrais e no ano de 2015 o total de vagas para bolsas integrais foram de 68.971.

Já as bolsas parciais de 50% tiveram um grande aumento, na qual o ano anterior o número de oportunidades era de 47.033 e foi para 68.350. Um aumento de praticamente 40%.

O número total de bolsas integrais que foram oferecidas durante o ano foi de 116.004 contra 125.442 do ano passado.

No segundo semestre desse ano o Prouni ofereceu bolsas para o curso de Medicina em 54 cidades do Brasil. A lista dos primeiros selecionados, ou seja, da primeira chamada, vai ser divulgada no dia 13 de junho. A segunda chamada vai ser divulgada dia 27 do mesmo mês.

Aqueles que não forem convocados em nenhuma dessas chamadas ainda terão chance de conseguir conquistar uma bolsa de estudos através da lista de espera. O registro de interesse nessa lista deverá ser feito do dia 8 ao dia 11 de julho.

Dúvidas frequentes do Prouni:





Se você ainda não conhece todas as regras do Prouni, saiba que esse é um programa criado pelo Governo Federal, que tem como principal objetivo oferecer bolsas de estudo de ensino superior para a formação de novos profissionais.

Essas bolsas são oferecidas em instituições e cursos que possuem reconhecimento do MEC, por isso, a sua candidatura pode ser realizada com total segurança, desde que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2015.

Os alunos que participaram do Enem devem ter tirado nota superior a 450 pontos e mais de zero na redação.

Para conquistar a vaga é necessário apresentar os documentos dos membros da família, inclusive comprovantes de rendimento.

Para mais informações indicamos que acesse o site do Prouni, que é siteprouni.mec.gov.br ou ligue para o telefone 0800 61 61 61.

Yasmin Fernandes Robles



Post Comment