Dicas e Cuidados com cachorros e gatos durante o inverno



  

Algumas coisas básicas podem ajudar para que o seu bichinho não adoeça e fique saudável nessas épocas de temperaturas reduzidas. Confira bons conselhos para ajudar seu cão ou gato!

O frio está intenso em várias partes do Brasil. Algumas notícias sobre animais de estimação que perderam suas vidas nas ruas e também em casas causaram comoção.  Porém, você deve saber como ajudar o seu bichinho nesse momento de frio.

Confira nossas dicas:

Se você tem um cão que fica fora da sua casa (jardim, por exemplo), eles vão necessitar um abrigo para que se protejam do frio, do vento e da chuva. As casinhas, não importando que material são feitas, devem ser produzidas de uma maneira que recebam rajadas de vento.  

É necessário sempre ficar de olho quanto a uma goteira que possa deixar o conforto térmico do local comprometido. Se o dono costuma deixar cobertores velhos com os bichinhos, nunca os deixe molhados.

Da mesma maneira com os cobertores, nunca deixe as roupas deles molhadas no inverno. Quando se tem um gato, por exemplo, que costuma ir à rua de vez em quando, é bom ter um local que esteja aquecido para quando ele voltar.

Em termos de alimentação, o ideal é elevar ligeiramente o aporte energético do seu cachorro que está dormindo fora da sua casa. Se ele adoecer nessa época, um pouco mais de energia vai ajuda-lo na recuperação.





Para pessoas que tem pássaros, há uma possibilidade de trocar a gaiola de lugar quando está muito frio. Pela noite, as gaiolas devem ser cobertas para manter o calor.

Quando os animais ficam muito dentro da casa, as mudanças bruscas de temperatura atrapalham também eles. Quando sair para fora, as roupas são essenciais para os acostumados com temperaturas mais agradáveis. Esses animais não vão precisar de um reforço alimentar, uma vez que nessa época do ano vão se exercitar menos e tendem a engordar.

Para banhos em casa, não é aconselhável a deixar o animal para se secar sozinho. Como o inverno é úmido, os cães e gatos que contam com muito pêlo podem acabar pode desenvolver fungos.

Os animais que possuem uma idade mais avançada ou que estão em um período de imunidade mais baixa devem ser observados de perto no inverno. A saúde pode ser ainda mais prejudicada com as temperaturas reduzidas. O uso preventivo de uma vacina é uma das boas opções para esses animaizinhos.

Quando se há mais dúvidas, o bom é se aconselhar com um veterinário de confiança. Cuide bem dos bichinhos nesse inverno.  



Post Comment