FIES 2016 – Inscrições para o Segundo Semestre



  

MEC abre inscrições para o FIES do Segundo Semestre de 2016.

O Ministério da Educação abre nesta sexta feira (dia 24) vagas de acesso a bolsas de estudo para alunos de graduação de instituições de ensino superior privadas por meio do Sistema de Financiamento Estudantil, o FIES. O programa em questão exige como requisitos para a candidatura que a pessoa esteja devidamente matriculada em uma instituição de ensino superior enquadrada como não gratuita, reconhecida pelo MEC, em curso com avaliação positiva no SINAES e devidamente cadastrada no programa.

O processo seletivo, aberto nessa sexta, ocorrerá exclusivamente pela internet e divide-se em quatro etapas: A primeira, de 24 a 29 de junho, cujo resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês, consiste em informar, por meio do link: sisfiesportal.mec.gov.br, dados pessoais para cadastro e triagem dos candidatos; tais dados são o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um e-mail válido, a data de nascimento e uma senha para acessar as próximas etapas do processo.

A segunda etapa, prevista para uma data após o dia primeiro de julho, consiste na inscrição dos candidatos pré-selecionados no sistema do programa até cinco dias úteis a partir do resultado. Nessa etapa, o candidato escolherá a agência bancária que será utilizada para suas questões financeiras com a instituição de ensino e bolsa.





A terceira etapa geralmente fica a cargo da instituição de ensino destino do candidato e caracteriza-se pela efetivação da matrícula com a devida bolsa mediante apresentação de documentos de forma presencial ou via internet, de acordo com a política interna de cada instituição. Candidatos com renda inferior a um salário mínimo não precisam de fiador para participar do programa, em outros casos, haverá solicitação de fiador para o candidato participar.

O Programa existe desde 2010 e pode ser solicitado por estudantes em qualquer período do curso, de acordo com a sua necessidade, para mais informações/auxílios durante a inscrição no programa, inclusive após a conclusão do curso por um período de 18 meses (chamada “fase da carência”), quando o estudante, já formado, busca estabilidade profissional. O MEC também disponibiliza uma central de atendimento gratuita para auxiliar todos os candidatos com dúvidas sobre o processo seletivo: 0800 616161.

Lucas Barreto Rodrigues



Post Comment