Usar Celular no Escuro pode Causar Cegueira Temporária



  

Problema afeta principalmente quem usa o aparelho antes de dormir ou ao acordar.

Estar conectado a todo o momento é algo que já faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas. Checar redes sociais e aplicativos em smartphones e tablets antes de dormir e ao acordar tornou-se um hábito. Mas sabia que isso pode causar “cegueira temporária”?

Foram registrados no Reino Unido dois casos de mulheres que tiveram esse tipo de problema. A primeira, de 22 anos, procurou um médico e o informou que não conseguia enxergar com o olho do lado direito enquanto estava na cama à noite. Isso ocorreu diversas vezes durante um ano.

Uma mulher de 40 anos também procurou um médico e relatou que não conseguia enxergar de um dos olhos pela manhã, quando havia acordado. O problema teria durado 15 minutos e vinha ocorrendo há 6 meses.

Após exames, não foi verificado nada de anormal em ambas. Foi necessário, então, enviá-las a oftalmologistas. Os especialistas analisaram os hábitos das pacientes e notaram que talvez isso pudesse estar ligado ao fato de utilizarem smartphones antes de dormir e ao acordar. Os médicos, ao realizarem um teste, perceberam que o problema decorria do fato de elas olharem para a tela dos aparelhos em um quarto escuro e com um dos olhos tampados pelo travesseiro.

Afinal, o que causa esse tipo de problema?





Os especialistas explicaram que a “cegueira temporária” acontecia porque cada olho estava em diferentes realidades de iluminação (claro e escuro), então o cérebro teria que adaptá-los a essas variações de claridade. Constataram, ainda, que se alguém estiver no escuro e visualizar o smartphone com os dois olhos não apresentaria o mesmo problema. Segundo eles, esse tipo de comportamento seria o mais aplicado pelas pessoas.

A “cegueira temporária” não seria o único problema causado pelo uso de smartphones

A “cegueira temporária” ainda está sendo investigada e não se sabe ainda se é uma condição que apresenta sintomas permanentes. Por outro lado, estudos já comprovaram que a miopia está relacionada ao uso recorrente de smartphones e tablets. A causa disso interliga-se ao fato de se manter esses aparelhos muito próximos aos olhos por períodos prolongados.

Procure, dessa forma, observar e evitar qualquer um dos hábitos apresentados. Caso tenha qualquer problema semelhante aos apresentados, procure um médico. Afinal, somente ele será capaz de analisar de maneira confiável sua situação.

Camilla Cássia



Post Comment