Saque do Abono Salarial (2014-2015) – Como Sacar o PIS-Pasep



  

Confira aqui mais informações sobre como sacar o seu Abono Salarial 2014-2015.

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho de 2016, será o último dia para sacar o Abono Salarial (exercício 2014), que tem como ano-base 2015. Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 1,3 milhão de trabalhadores possuem o direito ao Abono Salarial mas ainda não sacaram o valor. De acordo com o Ministério do Trabalho, cerca de R$ 1,14 bilhão ainda estão disponíveis até amanhã para saque. Vale lembrar que no total 23,6 milhões de trabalhadores tiveram o direito de receber o Abono Salarial 2015. Um dado importante de se citar é que o valor do Abono Salarial não é tão pequeno como muitos acham, já que ele pode chegar ao equivalente a um salário mínimo.

Segundo o Ministério do Trabalho, caso a média de resgate dos anos anteriores se repita também este ano, cerca de R$ 880 milhões não deverão ser retirados pelos trabalhadores. Este valor, como não foi sacado pelos trabalhadores, acaba retornando para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Quem tem Direito Ao Abono Salarial:

Têm direito ao Abono Salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma remuneração mensal média de dois salários mínimos no ano anterior (ano-base). É importante lembrar que o empregador deve ter informado os dados do trabalhador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Como Sacar o Dinheiro:

Antes de sacar o Abono do PIS, o trabalhador deve verificar em sua conta bancária se o valor já não foi depositado (em caso de ser cliente da Caixa Econômica Federal). Caso o valor realmente não tenha sido depositado, o trabalhador deverá comparecer a uma Agência da Caixa ou então nas Casas Lotérias e levar o Cartão Cidadão e a Senha Cadastrada. Se o trabalhador não tiver o Cartão Cidadão, ele pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, desde que apresente um documento de identificação.





Para os trabalhadores participantes do PASEP, é preciso verificar se não houve depósito em sua conta (para correntistas do Banco do Brasil). Caso o valor não tenha sido depositado, o trabalhador deve comparecer em qualquer agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Vale lembrar que o Banco do Brasil disponibiliza os números de sua Central de Atendimento para eventuais dúvidas ou informações.

Pagamento do Dinheiro:

O pagamento do Abono Salarial segue um calendário que leva em consideração a data de nascimento do trabalhador. Apesar disso, é importante lembrar que este dinheiro só estará disponível até o dia 30 de junho do ano seguinte ao ano base, ou seja, o benefício de 2015 pode ser recebido até o dia 30 de junho de 2016, já o benefício do ano de 2016 poderá ser resgatado até o dia 30 de junho de 2017.



Post Comment