Uber pode esconder Preço Dinâmico dos Usuários



  

Medida visa diminuir as polêmicas envolvendo a cobrança diferenciada em horários de pico.

Não se sabe exatamente o real motivo, mas o fato é que o Uber anunciou recentemente que vai mesmo esconder dos usuários do sistema o chamado “preço dinâmico”. Desde que se tem notícia desse método, ele tem levantado algumas polêmicas e um dos principais motivos para isso é o fato de que esse “item” do aplicativo aumenta os valores a serem cobrados pelas corridas quando a demanda das mesmas é maior. De acordo com a empresa proprietária do app, a decisão é justificada porque estimularia mais motoristas a irem para as ruas trabalharem com o app.

Até agora o Uber tem avisado de forma clara ao usuário quando o tal “preço dinâmico” se encontra ativo através de uma notificação na tela. Ela deixa claro que o valor que será cobrado será um pouco maior e ainda pede para o mesmo confirmar se aceita ou não pagar o exigido para a corrida.

Entretanto, o próprio Uber divulgou que em breve irá promover alterações nesse sentido. Desde o mês de abril a empresa tem feito testes nos Estados Unidos, mais recentemente também implantou a fase de análise na Índia, na qual estuda o comportamento de uma nova versão do app que irá basicamente esconder o “preço dinâmico” dos usuários.

Segundo as informações dadas, o ícone do raio, bem como as notificações destacadas sobre os preços mais altos, deverão sair de cena. No lugar deles o Uber pretende mostrar apenas o preço final que, neste caso, será o maior. Sendo assim, haverá apenas um pequeno aviso informando que as tarifas que foram cobradas se encontram mais caras devido a demanda que está maior.

Em contrapartida, o usuário irá ter conhecimento com antecedência de quanto será o valor exato de sua corrida. Ainda assim, não saberá quanto a mais irá ter que pagar.





Em um comunicado divulgado pelo Uber sobre o assunto, a empresa ressalta que a novidade é uma medida tida como boa para os usuários do sistema.

De qualquer forma essa questão do “preço dinâmico” não deixa de ser alvo de polêmicas. Para se ter idéia ele já fez com que usuários do app nos EUA e aqui no Brasil chegassem a pagar até 10 vezes mais por corrida no período do Ano Novo.

O Uber sempre responde a esse tipo de reclamação informando que avisa os usuários sobre os preços dinâmicos. Mas que isso vai mudar drasticamente dentro de pouco tempo.

Por Denisson Soares



Post Comment