Texto que Proíbe Uso de Conteúdo pelo Facebook é Falso



  

Boato teria surgido em 2012 e está circulando pela rede social até agora.

E de novo aconteceu. No mês passado um texto tomou conta de diversos perfis de usuários da rede social Facebook. Basicamente o texto vetava o uso de conteúdo dos usuários pela rede social. O problema é que tudo isso não passa de uma bela falcatrua. Mesmo depois de terem sido divulgadas várias informações sobre o fato do texto não servir para nada, ainda tem gente que continua a compartilhar. Uma curiosidade interessante a respeito dessa postagem de “proibição” é que ela não é nova. Ela já anda circulando pela rede social já faz alguns anos. Tanto a empresa quanto especialistas deixam claro que para efeitos práticos ela não vale de nada.

Desde que o tão falado e compartilhado post surgiu ele teve as mais variadas versões. Em comum todas elas traziam o mesmo tema central. Ou seja, uma declaração de que o perfil do usuário é privado e que por isso mesmo está vedado cópias, distribuição de informações, uso de imagens e por aí vai tanto pelo Facebook quanto por aquelas organizações que são controladas pela empresa.

Um dos principais motivos para a popularização do texto proibitivo é bem provável que seja o fato de que o Facebook há algum tempo começou a ter suas ações negociadas na bolsa de valores. Com isso, o Facebook se tornou uma entidade definida como capital aberto. Por esse fato já podemos ter uma noção de quanto tempo esse texto anda circulando na rede. Ele cita inclusive o fato do capital aberto para reforçar isso, coisa que só foi feita pela empresa lá em 2012.

Porém, muitos usuários, para não dizer a maioria, se esquece ou sequer nem quis se informar que ao fazer seu cadastro na rede e concordar com os termos de uso apresentados está dando também uma autorização clara para que o Facebook possa fazer uso comercial dos dados dos usuários. Por isso, a empresa faz questão de ressaltar que publicações com esse teor não mudarão em nada o fato do usuário ter concordado com os termos de uso.





De qualquer forma, é bom lembrar que no meio chamado “digital” há uma série de regras que devem ser seguidas. Quando quebradas a pessoa lesada poderá procurar os meios legais para solucionar sua situação. Coisa que não é possível apenas com a publicação de um post.

Fiquem atentos. Tem enganação em todos os lugares e principalmente na internet.

Por Denisson Soares



Post Comment