Positivo Informática prepara Óculos de Realidade Virtual para Educação



  

Projeto desenvolvido pela empresa conta com vídeos em 360º com temas educacionais.

Já faz um bom tempo que a realidade virtual passou a ser uma busca constante de grandes empresas como a Samsung, Microsoft, Facebook e Google. Especialistas tem apontado para o fato de que a nova tecnologia tem e deverá representar uma das grandes revoluções pelo qual o mundo digital deverá passar juntamente lado a lado da inteligência artificial.

Quando se fala em realidade virtual meio que automaticamente a ligamos a suas possíveis aplicações para o setor dos games e até mesmo para pesquisas no mercado corporativo. Porém, como bem sabemos, a coisa vai bem além disso, passando pelas mais variadas áreas do conhecimento humano. Uma delas e que provavelmente será uma das mais afetadas positivamente é a educação, na sala de aula mais propriamente dito é onde os horizontes serão ampliados.

Educadores tem não apenas defendido o uso da tecnologia na área como apostam que ele poderá proporcionar uma nova experiência para o ensino no aprendizado auxiliando os próprios estudantes a compreenderem de uma forma mais ampla o tema que está sendo tratado.

Com a atenção também voltada para este ponto várias das maiores e melhores instituições de ensino mundo dentre as quais estão Carnegie Mellon, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Stanford fazem parte do chamado "Immersive Education Initiative". Uma espécie de associação que conta com mais de 7 mil integrantes ao redor do mundo. O objetivo dessas instituições ao se unirem é bem claro: Desenvolver sistemas de realidade virtual que possam auxiliar e impulsionar o ensino desde a pré-escola até pesquisas de doutorado.

Por aqui também temos representantes de olho nesse setor. Com sede em Curitiba, estado do Paraná, a Positivo Informática é uma das primeiras empresas nacionais que pretendem fazer uso da realidade virtual para a educação. O empenho tem sido grande, tanto que recentemente a empresa apresentou uma proposta que utiliza os óculos de realidade virtual com o objetivo de passar o conteúdo educacional para alunos estudantes entre o sexto e o nono ano.





O projeto foi chamado de “Na Real Educação Imersiva”. O produto em si conta com dez vídeos, todos em 360° que tratam de temas atuais como drogas, saneamento básico, mobilidade urbana, poluição e até consumo.

A solução apresentada pela empresa ainda traz um kit com cinco óculos de realidade virtual que podem ser integrados a smartphones tanto Android quanto iOS, contando com giroscópio, entre outras configurações voltadas para o processamento de vídeos.

Ainda segundo a Positivo, os óculos desenvolvidos pela empresa ainda são compatíveis com uma variedade de vídeos que se encontram disponíveis na rede e que trazem recursos para a realidade virtual.

Por Denisson Soares



One Comment - Escrever um Comentário

  1. Positivo Informatica esta fazendo um bom trabalho em 2016… acho que 2017 podera apresentar otimos produtos, so espero que os ‘diretores’ de la, saibam o significado da palavra GOVERNANÇA;

    Att

Post Comment