Estudo afirma que Crianças que Chupam Dedo e Roem Unha têm Menos Alergia



  

Pesquisa foi realizada na Nova Zelândia afirma que chupar dedo e roer unha quando criança fortalece sistema imunológico.

No intuito de proteger seus filhos, a maioria das mães evita que os mesmo se sujem ou tenham contato com objetos e locais que possam conter micróbios. Porém, um estudo realizado na Nova Zelândia vem reforçar o pensamento de que a exposição aos germes ainda nos primeiros anos de vida pode fortalecer o sistema imunológico das crianças.

Expostas a micróbios crianças podem desenvolver menos alergias

Não é raro ouvirmos as pessoas mais antigas dizerem para deixar as crianças se sujarem que isso cria anticorpos. A ciência vem mostrando que o pensamento dos antigos não está errado e através de estudos vem provar que as crianças que são expostas a micróbios quando pequenas têm menores chances de desenvolver doenças alérgicas.

Um estudo realizado pelos pesquisadores e cientistas da Nova Zelândia, publicado no periódico Pediatrics, apontou que as crianças que têm o hábito de chupar o dedo ou de roer as unhas depois de crescidas apresentam um sistema imunológico mais forte do que aquelas que não tiverem esses hábitos.

O estudo foi realizado com 1.037 crianças entre 5 e 11 anos de idade, que cultivavam o hábito de roer as unhas ou chupar os dedos. Quando atingiram a faixa de 13 anos de idade, os pesquisadores realizaram testes cutâneos nos participantes. Eles descobriram que aqueles que não tinham nenhum dos dois hábitos mostraram um percentual positivo para 1 tipo de alergia de 49%, os que mantinham os hábitos somaram apenas 38% positivos.

Dos participantes do estudo que não mantinham os hábitos, 31% destes apresentavam quadros alérgicos aos 13 anos. Aos 32 anos de idade os testes foram repetidos e os percentuais se mantiveram, sem influência do fator amamentação, do meio onde essas pessoas viviam, seu histórico familiar e ter ou não animais de estimação.

Deve-se estimular esses hábitos nas crianças?





Embora exista um lado positivo em roer as unhas ou chupar o dedo, os pesquisadores não indicam que os hábitos sejam estimulados, porque não são saudáveis. A exposição aos micróbios pode reforçar o organismo contra alergias, porém, pode trazer riscos também.

Os estudos também não mostram nenhuma relação com o desenvolvimento de asma ou de rinite alérgica. A exposição aos micróbios não parece influenciar no desenvolvimento dessas doenças ou não.

Bob Hancox, autor principal da pesquisa, afirma que a exposição aos micróbios reduz o risco de desenvolvimento de alergias, entretanto, os hábitos não devem ser estimulados porque ainda não está claro que roer unhas ou chupar o dedo possa trazer benefícios reais para a saúde.

Aline Andrade



Post Comment