Segurança nas Olimpíadas Rio 2016 – Terroristas divulgam Manual de Ataque



  

Terroristas divulgam Manual de Ataque às Olimpíadas do Rio 2016 pelo Telegram.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão com data marcada de início para o dia 05 de agosto. E como se já não fossem poucos os problemas que enfrentamos por aqui em termos de segurança, infraestrutura e até sanitários, agora temos ameaças terroristas. Com a aproximação das Olímpiadas os “incentivos” ao terrorismo vindos de canais ligados ao Estado Islâmico têm aumentado cada vez mais.

De acordo com informações veiculadas em diversos portais de notícias, os extremistas usaram recentemente o Telegram, app de mensagens, para divulgar uma espécie de manual de ataque. Os extremistas listaram 17 técnicas que poderiam ser usadas para atentados terroristas no Rio durante os jogos.

De acordo com Rita Katz, especialista americana em contraterrorismo e integrante do grupo de inteligência SITE, o manual divulgado pelos terroristas traz instruções para os ataques e até um cronograma para a realização das ações. Os fundamentalistas apresentam diversas técnicas para que ataques possam ser feitos em aeroportos e no transporte público. A coisa vai bem fundo, sugerindo envenenamento, esfaqueamentos, sequestros e até a propagação de ameaças falsas. Sugestões de como obter armas no Brasil e provocar acidentes de trânsito também estão na lista.

Chamando os Lobos Solitários

Katz chama a atenção para um fato importante nesse tumulto todo: A questão de que o Estado Islâmico, ao que parece, está convocando o que se convencionou chamar de lobos solitários. Ou seja, aquelas pessoas que acreditam na causa defendida por eles, mas que, em contrapartida, não possuem nenhuma forma de entrar em contato com o grupo de forma que podem agir sozinhos.





No Telegram o grupo que serve de apoio para os terroristas é chamado de "Ansar al-Khilafah Brazil". É importante notar que essa é primeira vez que um grupo da América do Sul se manifesta em um claro apoio as intenções do Estado Islâmico.

Por sua vez, a Agência Brasileira de Inteligência – Abin, divulgou um comunicado com o intuito de tranquilizar a população.

De acordo com a Agência, quaisquer tipos de ameaça em relação aos Jogos Olímpicos estão sendo apuradas profundamente, especialmente aquelas que sugerem algum tipo de terrorismo. A nota da Abin encerra destacando que os órgãos envolvidos nos Jogos estão comprometidos com a garantia integral em termos de segurança para todos os participantes do evento, sejam expectadores ou atletas.

Por Denisson Soares



Post Comment