Judô conquista Primeira Medalha de Ouro do Brasil nas Olimpíadas Rio 2016



  

Rafaela Silva traz primeira medalha de ouro para o Brasil.

A primeira medalha de ouro do país anfitrião nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 é exatamente de uma carioca, que nasceu na Cidade de Deus, uma favela da cidade que iniciou no esporte através de um projeto social. Rafaela Silva é campeã dos leves da modalidade judô, assim que venceu a mongol Sumiya Dorjsuren, que é a primeira no ranking mundial.

Rafaela disse que treinou muito depois das Olimpíadas de Londres em 2012 e que não queria passar pelo mesmo sofrimento ao ser eliminada na primeira luta por um golpe ilegal. A judoca também relatou que no ano de 2014 ela estava desacredita, mas com muito esforço ela conseguiu conquistar a medalha.

Mário Tsutsui, o técnico da seleção brasileira, disse que a semifinal contra a romena foi a luta mais difícil, a qual foi decidida na morte súbita da luta, conhecida como golden score. De acordo com Tsutsui, a Rafaela sofreu a pressão de uma final em olimpíadas. Porém, quando viram a mongol batendo a japonesa, ficaram mais determinados e confiantes de que ela poderia chegar ao lugar mais alto do pódio.

Rafaela Silva cresceu ainda mais na competição ao ver seus amigos e sua família nas arquibancadas, vibrando junto do público e bateu um incomodo tabu pessoal: em cinco disputas contra a lutadora asiática, a brasileira só venceu apenas uma vez, no ano de 2015. O treinador brasileiro explicou que eles tinham o conhecimento de que a lutadora mongol não era perfeita. Foi aí que trabalharam em cima das falhas que ela tinha e assim sabiam que a competidora dava brechas para contra golpes e dessa forma que entrou o golpe da vitória.

A luta foi disputa na Arena Cariona 2 e foi lá que Rafaela Silva bateu a mongol por um golpe chamado wazari. Dessa forma, a brasileira tinha uma certa vantagem, o que fez com que ela controlasse a luta, mantendo a sua adversária o mais distante possível e até acabou levando duas penalidades.





Rafaela sofreu muito depois das Olimpíadas de Londres-2012, onde foi eliminada por aplicar um golpe ilegal e quase deixou o esporte, foi bombardeada com frases racistas nas suas redes sociais. Quando ela quis parar a família não deixou e a incentivou

Nos três últimos anos, em quase todos os torneios que ela disputou conseguiu chegar ao pódio.

A primeira medalha do judô e também do Brasil nesta olimpíada não poderia ser melhor.

FILIPE R SILVA



Post Comment