Problemas Pokémon Go – Claro pode estar Restringindo Dados do Jogo



  

Operadora de telefonia pode estar restringindo tráfego de dados dos jogadores.

Problemas com a conexão de Pokémon Go? Pode ser a sua operadora.

Muitos usuários do novo jogo Pokémon Go tem relatado alguns problemas com a conexão do jogo. Para alguns jogadores as informações básicas do jogo com os pokémons a serem capturados e os famosos Poképoints, simplesmente não aparecem na tela, impossibilitando a experiência do usuário. Durante os últimos dias, os mais diversos problemas foram relatados mas, pelo menos esse, parece ter solução. A maioria dos problemas de conexão aconteceram com celulares que utilizavam chips da operadora Claro, que pode inclusive ter problemas judiciais caso confime-se a sua participação direta na falha da conexão.

Na maioria dos celulares, o problema é resolvido de forma bem simples: basta que seja trocada a rede de 4G para a 3G e, a maioria dos jogadores, diz que a tela voltou ao normal depois desse passo. Jogadores que utilizam outras operadoras também relataram que tiveram alguns problemas técnicos e de conexão, mas que foram resolvidos de forma mais rápida e, na maioria das vezes, pela própria operadora.

Esses problemas podem ter sido causados por uma ação da própria operadora, que pode ter agido na restrição de dados para os jogadores de Pokémon Go que utilizavam a rede 4G, com a intenção de diminuir as chances de uma queda de rede. Essa prática é proibida pela legislação nacional e é definida como Traffic Shaping, que se configura quando qualquer operadora restringe ou diminui a transmissão de dados para os consumidores visando manter sua rede estável.

Não se pode afirmar que isso realmente aconteceu, já que outras operadoras apresentaram problemas semelhantes. Além disso, uma grande parcela dos usuários não teve problemas, o que leva a crer que tenha acontecido apenas algum problema operacional.





Um dos problemas que a troca de redes pode causar é uma certa lentidão no aparelho. A execução de outras funções e aplicativos do telefone podem precisar de uma conexão mais rápida e terem seu funcionamento prejudicado.

Os problemas com Pokémon Go quase congestionaram outras redes sociais. Os usuários do jogo entravam em suas contas nas redes tentando descobrir soluções e verificar se outras pessoas também estavam tendo suas telas sem sinal.

Pokémon Go cada dia mais conquista novos adeptos e, provavelmente, as redes de conexão vão precisar se adaptar para essa nova demanda.

Ana Carolina Haddad



Post Comment