Dicas WhatsApp – Como Apagar as Conversas sem Deixar Rastros



  

Aprenda a apagar as mensagens do WhatsApp sem deixar rastros.

Recentemente um especialista em segurança digital do iOS, fez um comentário sobre o WhatsApp que gerou uma tempestade. O mesmo disse a versão mais recente do aplicativo deixa um rastro forense das conversas, mesmo depois dos usuários limparem, apagarem ou arquivarem as mensagens, onde a única solução seria desinstalar o app.

A privacidade do usuário é algo muito importante para o WhatsApp e o app era considerado menos seguro há um tempo atrás.

No mês de abril o app realizou uma mudança, após o FBI pedir acesso de dados de um iPhone à Apple, o qual estavam investigando. Por esse fato muitos disseram que a criptografia era uma farsa. Entretanto, o serviço ainda não respondeu as acusações do especialista.

De acordo a pesquisa do especialista, realizada em iPhones, os dados não são eliminados, nem excluídos do banco de dados, o que deixa um rastro, podendo ser recuperado e montado como o original. Isso significa que tais rastros permanecem no aparelho. Sendo assim, as autoridades podem exigir as mensagens e até reconstruí-las, porém, isso não é uma exclusividade do WhatsApp.

As mensagens que ficam no computador ou no aparelho celular são de grande risco, segundo o especialista de cibesegurança, Richard Cassidy, da empresa Alert Logic.





Acredita-se então que não é possível excluir as mensagens sem deixar algum rastro.

O pesquisador de segurança, Lee Munso, do site Comparitech.com, disse que a solução atual do app é suficiente para o usuário comum. Também recomendou que os preocupados com tal situação devem assegurar que seus dispositivos estejam protegidos o suficiente. Ou seja, coloquem senhas fortes e evitar o uso de autenticação por meio de leitura biométrica.

O pesquisador recomendou para usuários de iPhone que usem o iTunes para definir uma senha complexa e grande para backup e também desabilitar os backups em nuvem, além de desinstalar e instalar novamente o app para que assim a base de dados seja limpa, pois segundo ele, esta é a única forma de limpar dos registros.

O chefe de investigação de inteligência da NSFOCUS, Stephen Gates, alertou que o usuário deve compreender que qualquer tipo de criptografia pode ser decifrada, ou seja, não é a prova de balas, só é mais forte.

FILIPE R SILVA



Post Comment