Facebook irá eliminar títulos caça-cliques da rede social



  

Facebook irá impedir que títulos que direcionam o usuário a conteúdos que não são os que se espera deles não apareçam mais no feed de notícias.

Provavelmente, enquanto você navegava pelo seu feed de notícias do Facebook deve ter se deparado com títulos do tipo:

“Você não vai acreditar o que esta mulher encontrou quando chegou em casa”.

“Você ficará chocado com o que aconteceu nesta festa dos famosos.”

Pois bem, este tipo de chamada é conhecido como clickbaits ou caça-cliques, em português. Ele costuma vir acompanhado de uma imagem e um link, que direciona para outro site. Muitas vezes, quando alguém clica nesse conteúdo acaba se deparando com conteúdos que, no fim, não apresentam nada ou quase nada do que se espera. E isso acaba gerando um sentimento de frustação.

Para impedir que isso aconteça, o Facebook anunciou em comunicado oficial que seu algoritmo foi novamente alterado.

Entenda como os títulos caça-cliques serão reduzidos:

Após diversas análises de feedbacks dos usuários, o Facebook notou que títulos caça-cliques não eram do interesse dessas pessoas, justamente por não apresentarem aquilo que era proposto, ou seja, era como uma “propaganda enganosa”.

A partir dessas constatações, a rede social passou a utilizar um sistema que detecta títulos semelhantes aos que exemplificamos neste artigo. Ele identifica, ainda, quais fan pages e domínios estão relacionados a publicações dessa natureza.





Além disso, o sistema funciona como um filtro de spam, fazendo com que o alcance orgânico dessas páginas caia. Assim, somente aquilo que de fato é do interesse dos usuários aparecerá no feed de notícias.

Algumas fan pages utilizam esse método como estratégia.

O uso de título caça-cliques é uma estratégia, que, ao despertar curiosidade, faz com que as pessoas cliquem em determinado site diversas vezes, aumentando seu acesso e relevância.

Mas aí você deve estar se perguntando: “por que Mark Zuckerberg está tão preocupado com os caça-cliques?”. Saiba que um dos objetivos de sua rede social é o de proporcionar a melhor experiência possível para os seus usuários, de modo que eles sempre fiquem conectados a ela.

Por enquanto, a mudança está disponível somente para publicações em inglês, mas logo o feed de notícias em outras línguas passará pelas mesmas alterações. Bom, pelo visto os títulos caça-cliques já estão com os dias contados.

Só o fato de não termos que lidar com esse tipo de “obstáculo” já é motivo de agradecimento, não é mesmo?

Por Camilla Silva

Caça-cliques no Facebook



Post Comment