Football Manager 2017 tem Venda Cancelada no Brasil



  

Sports Interactiva e Sega anunciam que não venderão o novo game no Brasil.

Uma triste notícia abalou os fãs do game Football Manager esta semana. Na última quinta-feira, 25 de agosto, a Sports Interactiva (produtora do jogo) e a Sega (distribuidora) anunciaram que o game não será comercializado no Brasil. O jogo seguirá sendo comercializado normalmente em outras regiões. A plataforma Steam, que comercializa o jogo, até dá a oportunidade do usuário trocar o país, porém, a compra não se completa caso o endereço do cartão de crédito utilizado na compra não seja daquele país.

A justificativa dada tanto pela Sega quanto pela Sports Interactive é de que as empresas não conseguiram chegar a um acordo com clubes e jogadores pelo licenciamento para o game. Em sua última versão, o jogo já enfrentou esse problema. O Flamengo, por exemplo, teve seu nome alterado para Flemish e as cores vermelha e preta tiveram de ser substituídas por azul e amarelo. Sem a possibilidade de colocar jogadores e clubes reais no game, a Sports Interactive decidiu por não comercializar o próximo Football Manager no país. O mesmo motivo fez a EA Sports remover o Campeonato Brasileiro do FIFA 16.

Como o Brasil não tem uma liga própria, isso faz com que os direitos de imagem dos clubes tenham de ser negociados individualmente. E, como o Sindicato dos Atletas também não se responsabiliza por negociar o licenciamento do uso da imagem dos jogadores, as empresas teriam de negociar individualmente com cada um dos jogadores incluídos no game. É bem possível que não haja times nem jogadores brasileiros no jogo.





O problema, porém, pode ser ainda maior. De acordo com o site Trivela, há discussões de que o problema pode ser de licenciamento do próprio jogo no Brasil. Esse poderia ser o motivo que, mesmo sem a presença de clubes e jogadores do Brasil, as empresas decidiram por não comercializar o jogo em terras tupiniquins.

A notícia pegou os managers virtuais brasileiros de surpresa. Em muitos fóruns e comunidades específicos sobre o jogo, já há campanhas pela volta do game no Brasil. A fanpage do Facebook Football Manager – FM (Orkut-BR) iniciou a campanha #FM2017inBrazil e #FM2017noBrasil para tentar sensibilizar as empresas para voltar a comercializar o jogo. A página informou que irá divulgar parcerias para a aquisição do jogo (que pode ser comprado por meio de CD na Europa) e que espera por uma solução pela própria SI.

Renato Senna Maia



Post Comment