Eleições 2016 – Data, Horário de Votação e O Que Pode e Não Pode



  

Confira aqui a data, horário e o que pode e o que não pode fazer na hora da Votação.

As Eleições Municipais 2016 ocorrerão neste domingo, dia 02 de outubro. O horário para votação é das 08:00 horas da manhã até às 17:00 horas da tarde.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que pode ou não levar para a sessão eleitoral, neste post você ficará por dentro de tudo e quando for votar, poderá ir tranquilo, sem cometer nenhuma irregularidade.

Segundo as regras informadas no Código Eleitoral, sobre o que é permitido e o que é considerado conduta irregular, no dia 02 de outubro:

É permitido:

  • Levar uma "cola" com o número do seu candidato, feita em casa ou no material da Justiça Eleitoral, que é distribuído. Se for levar o “santinho” do candidato, reserve-o somente para o momento do voto, de forma discreta.
  • Usar boné, broches, adesivos e outros acessórios que fazem menção ao candidato, partido ou coligação, desde que seja de forma individual, silenciosa, sem falar sobre.




Não é permitido:

  • A reunião e aglomeração de partidários e apoiadores do mesmo candidato, que estejam com roupas e acessórios de propaganda, durante o tempo de votação. Isso porque para a Justiça Eleitoral, tal ato se configura em manifestação coletiva. Após o término do horário de votação fica liberado.
  • Usar telefone celular na cabine de votação, nem câmera fotográfica, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer tipo de aparelho. O celular e outros devem ficar na mesa receptora até que o eleitor termine. O voto é sigiloso e tirar selfie na urna será configurado crime, sujeito a pena de até 2 anos de detenção.
  • Consumir, vender, distribuir e fornecer bebida alcoólica no dia das eleições. A restrição vai das 06:00 até às 18:00 horas (podendo sofrer alterações de acordo com o município) do domingo, 02 de outubro. Aqueles que infringirem a regra, sujeitam-se às sanções civis, administrativas e penais constantes na legislação vigente.
  • Fazer boca de urna, que é considerado crime eleitoral sujeito a detenção, multa ou até mesmo prestação de serviços.
  • Fazer propaganda de rádio, TV, distribuição de materiais de imprensa, passeatas, carreatas, nenhum tipo de manifestação é permitida.

Não se esqueça do título de eleitor e documento de identificação. Exerça a sua cidadania, não deixe de votar.

Sirlene Montes



Post Comment