Horário de Verão 2016-2017 – Quando Começa e Termina



  

Confira aqui a data de início e término do Horário de Verão 2016-2017.

O horário brasileiro de verão começa neste mês de outubro, no dia 16, que dará em um domingo e vai até 19 de fevereiro de 2017. O relógio dos moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste deverá ser adiantado em uma hora.

Os estados de brasileiros que vão participar desta determinação do Governo pela região Sudeste são: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já os estados do Sul são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Já as localidades do Centro Oeste são: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. São mais de 130 milhões de brasileiros que deverão adotar essa medida, ou seja , mais de 60% da população brasileira.

Essa medida foi implementada em 1 de outubro de 1931 e foi adotada por todo o território nacional. Em alguns anos o horário de verão não aconteceu no Brasil. Mas a partir de 1985 essa determinação foi adotada anualmente. Outro ponto importante é que durante esses 85 anos de existência deste projeto, alguns estados de outras regiões aderiram a este decreto, como a Bahia, que faz parte da região Nordeste, que em 2011 aderiu a esta lei e já no ano seguinte não participou mais.

Este projeto tem como objetivo economizar energia elétrica no país, pois se tem o maior aproveitamento da luz do dia, já que o horário de seis horas da tarde, por exemplo, ainda está claro. Assim as pessoas ligam as luzes de casa mais tarde. Com isso, o funcionamento das usinas termelétricas pode ser reduzido. No último ano, em 2015, tivemos uma economia de mais de R$ 100 milhões de reais.





Algumas pessoas têm dificuldades para adotar o horário de verão durante a rotina, entretanto, ele é muito benéfico a saúde econômica do Brasil, pois caso não fosse adotado, teria-se um gasto de mais de R$ 7 bilhões para eventuais problemas na distribuição de energia elétrica, já que durante o verão se gasta mais energia.

Atualmente cerca de 21 países, de 5 continentes, adotam a medida para o maior aproveitamento da luz solar. Os países representantes do continente Americano são: Estados Unidos, México e Canadá, parte norte; na extremidade central do mapa Americano podemos citar Honduras, Bahamas, Haiti, Guatemala, Honduras e Cuba. E já na parte inferior do continente, a parte sul, os representantes são: Paraguai, Chile, Uruguai e Brasil. O país europeu que usa o procedimento durante o verão é a Rússia. Os representantes da Ásia são: Iraque, Síria, Israel, Palestina, Líbano e Irã. Os territórios adeptos da Oceania são: Nova Zelândia e Austrália. Por fim, os países da África que adotam o horário de verão são: Marrocos, Egito e Namíbia.

A medida possui vários benefícios e merece ser destacado também que as pessoas podem aproveitar mais o dia, pois com mais luminosidade é possível estender programas ao ar-livre, por exemplo.

Isabela Castro



2 Comentários - Escrever um Comentário

  1. É um pena a Bahia ficar fora do horario de Verão, espero que até dias antes de começar o novo horario o governo do Estado volte atras nosso Estado, é grande e temos que pensar como tal.

  2. Ronaldo Cezar Cheque · Editar

    Queria saber quando vai acabar essa palhaçada de horário que prejudica o povo trabalhador

Post Comment