Resultado Eleições Porto Alegre (RS) 2016 – 1º Turno para Prefeito



  

Nelson Marchezan Junior e Sebastião Melo disputam o 2º Turno das Eleições para Prefeitura de Porto Alegre (RS).

Nas eleições municipais para a prefeitura de Porto Alegre quem saiu na frente no primeiro turno foi o candidato do PSDB, Nelson Marchezan Junior. Porém, para os habitantes de Porto Alegre as eleições ainda não acabaram. Depois de 100% das urnas apuradas o resultado apontou que a definição ocorrerá mesmo em segundo turno. Quem enfrentará Nelson nessa segunda fase será o candidato do partido PMDB, Sebastião Melo.

Após a apuração de todos os votos computados Nelson Marchezan liderou a disputa no primeiro turno com um percentual de 29,84% dos votos válidos. Logo atrás dele ficou o atual vice-prefeito, Sebastião Melo, que conseguiu chegar a 25,93%. Com isso, fica claro que a disputa para o segundo turno para a prefeitura de Porto Alegre será acirrada (mais uma vez).

Além dos dois candidatos que irão concorrer para vagas no segundo turno, a disputa pela prefeitura de Porto Alegre também contou com os candidatos Raul Pont (16,37 %), Mauricio (13,68 %) e Luciana Genro (12,06%). Contamos também com a participação de outros quatro candidatos para a disputa, porém, eles não conseguiram atingir 1% dos votos.

No caso desses candidatos que não obtiveram a representação necessária, apenas duas alternativas restam: Uma, claro, seria se aliar a algum dos que vão concorrer em segundo turno. A outra opção seriam se manterem neutros. A nova fase das eleições em Porto Alegre irá acontecer no dia 30 de outubro. Em contrapartida com o primeiro turno, que geralmente ocorre no primeiro domingo do citado mês, a data do segundo turno cairá exatamente no último domingo do mês.





Segundo as regras eleitorais a realização do segundo turno tem algumas restrições. Por exemplo, ele só pode acontecer para as eleições presidenciais, para governadores estaduais e por fim, para as os candidatos a prefeitos de cidades que possuam mais de 200 mil eleitores (e não habitantes como se costuma divulgar erroneamente).

Em cidades que tenham menos de 200 mil eleitores as eleições invariavelmente devem ser decididas no primeiro (e único) turno. Em todo o Brasil, apenas 92 cidades se enquadram nos requisitos para que se possam ser realizadas eleições em segundo turno.

Fique atento as nossas atualizações e não perca nenhuma novidade sobre as eleições para o segundo turno de sua cidade.

Por Denisson Soares



Post Comment