ENEM 2016 – Data e Locais de Prova



  

Exame será realizado em novembro e contará com novidades.

Foram divulgadas as datas das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 e com estas informações, há novidades.

Na chegada do candidato ao local da prova, ele será submetido a um exame biométrico para que seja confirmada sua identidade, por reconhecimento de digital. A medida é para evitar fraudes, como algumas suspeitas que ocorreram em 2015.

O candidato poderá imprimir o cartão de confirmação na Página do Participante por meio do endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante, onde deverá ser informado seu CPF e senha. O acesso ao cartão estará disponível a partir do dia 18 de outubro.

Na quarta-feira (4), 75 mil malotes contendo as provas saíram de Osasco, Grande São Paulo, para serem entregues aos Correios, sob escolta policial. O conteúdo está destinado para 1,7 mil cidades. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, foi quem assinou a autorização para a expedição dos pacotes, que estão lacrados de forma eletrônica.

Datas e Horários

As provas serão nos dias 5 e 6 de novembro. Portanto, marque na sua agenda porque além destas informações, os horários deverão ser estritamente respeitados pelo participante.





Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As avaliações terão início às 13h30, pelo horário de Brasília.

No dia 5, sábado, primeiro dia das provas, o candidato terá os questionários de: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). São duas provas com 45 questões cada e 4 horas e 30 minutos para respondê-las.

No domingo, dia 6, segundo dia, o candidato receberá mais duas provas com 45 questões cada uma, com os seguintes conteúdos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias; além de uma redação. Nesta são 5 horas e 30 minutos para responder as 90 questões e para escrever a redação.

Divulgação dos Gabaritos e Resultados

No dia 9 de novembro serão divulgados, pelo Inep, os gabaritos oficiais. No entanto, os resultados não têm data prevista para serem publicados.

Além destas informações, o Inep publicou o manual de redação do Enem 2016, onde o participante pode encontrar dicas, ajuda sobre como escrever uma boa redação e as competências necessárias para compô-las.

Marcel Alessandro Venâncio



Post Comment