Pesquisa 2º Turno Eleições Fortaleza (CE) 2016 – Ibope e Datafolha



  

A Eleição 2016 para prefeito em Fortaleza-CE será decidida no 2° turno e os candidatos que a disputarão serão Roberto Claudio (pelo PDT) e Capitão Wagner (pelo PR).

De acordo com o levantamento realizado pelo Datafolha, divulgada na última sexta feira para as Eleições, a pesquisa dos votos totais tem o seguinte resultado: O candidato Roberto Cláudio possui 48% das intenções de voto. Já Capitão Wagner tem 34%. Os votos nulos e brancos somam 8 %. Não sabem ou não opinaram 10%. Essa pesquisa tem percentual de confiabilidade de 95%, com margem de 3 pontos para mais ou para menos. Entre os votos válidos esse percentual muda. Para Roberto Cláudio são 59% das intenções de voto, enquanto que Capitão Wagner possui 41%. Vale ressaltar que o cálculo para determinarmos os votos válidos é feito excluindo os votos nulos, brancos e indecisos. O mesmo julgamento é aplicado pela justiça eleitoral, para determinar o resultado oficial das eleições realizadas no país. Para alcançar esse resultado, foram ouvidos 864 eleitores das diferentes regiões de Fortaleza.

Roberto Cláudio lidera em todos os segmentos como idade , sexo, renda e escolaridade, sendo exceção os eleitores entre 25 e 34 anos. A pesquisa mostra que entre essa parcela eleitoral (25 a 34 anos) as intenções de votos para Claudio é de 45%, apenas 4% a mais que o seu oponente. O que justifica empate técnico entre os candidatos.





Conheça a vida política dos dois candidatos. Antes de votar, é necessário que se conheça os candidatos, suas trajetórias políticas e propostas para o mandado. 

– Roberto Cláudio, candidato pelo PDT, é médico sanitarista e possui avaliações positivas no ibope para sua gestão. Sua chapa é composta pelo PP, DEM, PEN, PSDC, PSC, PRTB, PPS, PTC, PTN, PSL, PPL, PV, PSD, PTB, Pros, PMB e PCdoB.

A proposta de intervenção de Cláudio baseia-se na continuidade dos projetos do seu primeiro mandado. Tem como carro chefe o programa minha casa, minha vida, com moradia para a população de baixa renda. Capitão Wagner, militar reformado, começou a campanha com o tema central "Segurança Pública". Sua chapa é composta por PR, solidariedade, PMDB e PSDB. Em 2012 Wagner foi vereador em Fortaleza.

Vitoria Lira



Post Comment