Reforma do Ensino Médio pode Mudar o ENEM



  

ENEM 2017 pode sofrer mudanças com a Reforma do Ensino Médio.

No último dia 22 de setembro, o presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória que visa uma reforma no ensino médio. As mudanças foram pensadas para flexibilizar a participação dos alunos, tornando a rotina de estudo mais atraente e assim reduzir os altos índices de evasão escolar.

O que tem sido muito discutido por alunos, professores e profissionais da educação, é a situação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Uma vez que o exame é desenvolvido a partir de todas as disciplinas que constam na grade escolar. Dessa forma, se haver a possibilidade de os alunos optarem por determinadas matérias, o modelo atual do Enem não mais corresponderá ao novo ensino médio, caso o Congresso Nacional aprove a MP.

A princípio pensa-se que se o ensino médio poderá ser feito com matérias mais direcionadas para o perfil do aluno, o Ministério da Educação terá que desenvolver provas com modelos diferentes, direcionadas para o que cada aluno tenha estudado, para que assim eles sejam avaliados a partir do conteúdo que receberam.





Além disso, segundo o texto da reforma, matérias como sociologia, filosofia e arte serão extintas do currículo do ensino médio. Matérias que hoje são fundamentais direta e indiretamente para a realização do Enem, pois são assuntos de questões a constar na prova, além de serem matérias que levam ao desenvolvimento do pensamento. E o Exame Nacional do Ensino Médio atual atua com interdisciplinidade, que é o diálogo inteligente de todas as matérias.

De acordo com Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do MEC, deve-se primeiro discutir e definir a reforma para então discutir possíveis mudanças no Enem. Os alunos que farão o exame esse ano não devem e preocupar, pois se houverem mudanças elas serão implantadas a partir de 2017, a partir da criação de uma nova Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, a qual o Enem deve se adequar.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um importante mecanismo que dá acesso ao ensino superior, dessa forma ele é desenvolvido considerando todos os conteúdos estudados durante os três ano do ensino médio. A partir do momento que esses conteúdos mudem, ele também deve mudar. Mas antes de qualquer mudança, a MP deve ser aprovada pelos parlamentares. Só assim será possível avaliar quais possíveis mudanças o Enem terá que passar.

Sirlene Montes



Post Comment