Derrota do Time pode afetar Desempenho do Torcedor no Trabalho



  

Segundo estudo na Grécia, ver seu time perder piora o desempenho no trabalho.

Você já pensou que o desempenho do seu time do coração pode afetar no seu humor e nas tarefas fundamentais do dia-a-dia? A Universidade Tessalônica, na Grécia, aceitou a proposta de investigar qual a influência do resultado dos jogos de futebol no desempenho e rotina dos torcedores.

Para realizar o estudo, foram selecionados 41 participantes que eram de regiões diversas da Grécia e torciam para times diferentes. Assim como no Brasil, os principais jogos de futebol se concentram no domingo. A tarefa dos participantes era manter um diário no qual responderiam perguntas simples, algumas relacionadas ao desempenho dos times do coração.

O estudo teve duração de um mês e os 41 participantes tiveram que acompanhar os jogos de futebol durante esses 30 dias: seja por rádio, tv ou mesmo ao vivo.

Notou-se com as anotações nos diários que os participantes tiveram uma tendência maior para registrarem palavras como irritadiço, nervoso e ansioso quando o time perdia. E o mau-humor tendia a se arrastar durante a semana, até o próximo jogo de futebol.





quando o time do particpante vencia, nada notou-se de acréscimo na motivação. Segundo o estudo, parece que acompanhar os jogos não faz com que o torcedor se senta melhor quando o time vai bem, mas, de outro lado, quando o time joga mal o sentimento de descontentamento toma conta do torcedor.

A conclusão que o estudo aponta é que os gestores e psicólogos organizacionais devem levar em consideração o desempenho dos funcionários fãs de futebol em conjunto com o resultado das partidas. O estudo propõe que esse aspecto seja explorado, a fim de assegurar que perdas significativas no desempenho no trabalho não ocorram por causa das partidas de futebol.

O estudo da Universidade de Tessalônica requer mais pesquisas para que essa desculpa cole com o patrão. Não pense em chegar para o seu chefe na segunda-feira e tentar botar a desculpa do mau-humor e baixa produtividade no jogo de domingo.

Você é fã de futebol? Que tal fazer o teste consigo mesmo. Basta um diário e anotar as sensações diárias. Depois, comparar os dias que seu time jogou mal e os que jogou bem? Será que você também deixa a irritação do futebol afetar seu desempenho no trabalho?

Matheus Griebeler



Post Comment