ENEM 2016 – Adiamento das Provas em Algumas Cidades



  

Inep deve adiar a aplicação das provas do ENEM 2016 em algumas cidades.

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, está previsto para acontecer no próximo fim de semana, dias 05 e 06 de novembro. Estudantes de todo Brasil aguardam ansiosamente por este dia, pois o Enem atualmente se configura em um dos maiores exames que oportuniza a muitos estudantes a entrada em universidades através de diversos programas como o Prouni, SISU, entre outros.

O número de inscritos no exame equivale a quase 8,8 milhões de participantes de todo o território brasileiro, sendo que as provas seriam aplicadas em todos os estados do país.

Porém, o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, que é o órgão responsável pelo Enem, anunciou na tarde de terça-feira, dia 1º de novembro, o adiamento do exame em algumas regiões do país, fato que surpreendeu a muitos estudantes.

O motivo pelo qual o Exame Nacional do Ensino Médio foi adiado é devido ao movimento estudantil que ocupa diversas escolas onde haveria a aplicação das provas do Enem.

Segundo o Inep, não há tempo necessário para conseguir outros locais e nem tempo hábil para avisar todos os alunos sobre eventuais modificações de seus lugares de prova. Diante disso, foi determinado que os candidatos que fariam provas nesses recintos que estão ocupados por estudantes, devam fazer o exame nos dias 03 e 04 de dezembro.





O total de 191.494 estudantes estarão impedidos de realizar o exame, porque existem 304 locais ocupados.

As ocupações acontecem em diversos locais do Brasil, sendo que os estados que possuem mais ocupações são Minas Gerais (59) e Paraná (74).

As ocupações são feitas por alunos do ensino médio, ensino superior e estudantes de educação profissional, que buscam protestar contra a Medida Provisória enviada ao Congresso, que prevê a reforma do ensino médio a partir do ano que vem.

Além disso, os estudantes também protestam contra a PEC, que se configura em uma proposta de emenda à Constituição, que prevê uma limitação nos próximos 20 anos de gastos do Governo Federal.

O Inep avisará via mensagem de celular aos candidatos que estarão impedidos de realizar a prova neste fim de semana.

Confira neste link o nome das instituições ocupadas: http://download.inep.gov.br.

Sirlene Montes



Post Comment