Denatran lança Novo Aplicativo de Multas que oferece Desconto



  

App está disponível para Android pode oferecer descontos de até 40% no valor das multas. iOS deve ganhar versão nos próximos dias.

Foi lançado nesta terça-feira, dia 01, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o primeiro aplicativo para smartphones e tablets que informará aos proprietários de veículos automotores a ocorrência de multas em seus respectivos veículos. O uso do sistema deverá também possibilitar um desconto de 40% no valor das multas aplicadas. O lançamento do programa coincide também com o reajuste de até 66% nos valores das multas aplicadas em território brasileiro, além de uma maior severidade no sistema de pontos para alguns tipos de infrações.

O sistema deverá ser adotado por apenas 3 órgãos federais dos mais de 1,6 mil que fiscalizam o trânsito em todo o território brasileiro. Serão eles: o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Santa Catarina, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

Para que o motorista possa ter acesso ao novo sistema ele deverá se cadastrar no mesmo e, em caso de multa, para ter o desconto no pagamento pelo aplicativo, que se chama SNE, o infrator deverá renunciar ao direito de recorrer contra a penalidade aplicada. Com o cadastro, os usuários poderão receber a notificação diretamente em seu tablete ou smartphone. A mesma será enviada assim que for repassada ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) pelo órgão fiscalizador.





De acordo com Graziela Casas Blanco, gerente de penalidades do DETRAN-SC, inicialmente serão notificados os carros registrados no estado e que cometerem infrações fora do mesmo. Além de Sul, o estado de Minas Gerais e Pernambuco já iniciaram os testes em relação ao novo sistema. Nestes estados, os respectivos DETRANs não estipularam ainda uma data para que o aplicativo possa ser disponibilizado aos proprietários de veículos.

De acordo com o DENATRAN, cerca de 1,6 mil órgãos autuadores estão aptos a utilizar o sistema. Mas não há prazo estipulado para que o aplicativo possa começar a ser utilizado, além de não ser obrigatório ainda. Segundo os técnicos do órgão, a etapa mais importante já foi concluída que foi a sua estruturação. Os próximos passos serão a adoção da nova ferramenta de forma gradativa pelos motoristas brasileiros.

Por enquanto, para baixar o aplicativo é preciso que os usuários façam uso de sistema Android ou iOS para quem possui iPhone. Neste último, a versão do app só poderá ser baixada a partir do próximo dia 07 de novembro. Para o primeiro, o usuário deverá acessar o Google Play e procurar pelo aplicativo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica).

A versão para computadores do tipo notebooks e desktops será disponibilizada primeiramente para proprietários de frotas de veículos no próximo dia 15 e no dia 22 deverá ser disponibilizado a todos os motoristas.

Emanuel Goes



Post Comment