Gabarito do Enem 2016 é Divulgado pelo Inep



  

Notas individuais devem ser divulgadas apenas no dia 19 de janeiro de 2017.

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio no último final de semana, nos dias 5 e 6 de novembro, já pode conferir o gabarito das provas. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, divulgou o mesmo na última quarta-feira, dia 9.

Com o gabarito em mãos, o aluno poderá saber quantas questões acertou de cada conteúdo. Porém, é importante ressaltar que a Teoria de Resposta ao Item, o TRI, possibilita que apesar de um mesmo número de acertos, as notas sejam diferentes. Isso acontece devido ao peso das questões e temas não serem iguais.

Porém, quem quiser conferir as notas individuais precisará esperar até o dia 19 de janeiro de 2017.

Quem utiliza o Enem

A nota do Enem é utilizada pelos estudantes para concorrer a vagas para bolsas parciais ou integrais para cursar o ensino superior e técnico em instituições públicas e privadas de ensino. Isso acontece pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni, e pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Além disso, o mesmo é uma exigência para quem quer realizar bolsas de intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras ou contratar um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Ainda, o que poucos sabem é que para os que forem aprovados no Enem e que tiverem idade superior a 18 anos, o exame pode ser utilizado como uma certificação para o ensino médio.

Protestos e ocupação de escolas





Alguns estudantes não puderam fazer as provas em algumas escolas, por motivo de ocupação dessas para protestos contra a reforma realizada no ensino médio. Sendo assim, cerca de 271 mil candidatos que não realizaram o Enem no último final de semana, o farão no dia 3 e 4 de dezembro de 2016.

Para saber os locais, é preciso ficar ligado. Isso porque ao que tudo indica, já na próxima semana serão divulgados os novos lugares em que acontecerão as provas.

Sobre a data para a abertura de inscrições sobre o Sisu, ainda não há divulgação oficial para quando isso irá acontecer.

Abstenção e eliminação

Dados divulgados pelo Inep confirmaram a abstenção de 30% dos inscritos e eliminação de 768 candidatos por irregularidades. Desses, 641 descumpriram as regras gerais, como uso de caneta transparente ou atrasos nas salas.

Ainda, 120 foram eliminados por detector de metais e 7 por se recusarem a utilizar a biometria. Portanto, em quatro anos, esse é o segundo menor índice de eliminação, ficando atrás somente de 2015, quando 740 alunos foram proibidos de realizar o exame.

Kellen Kunz



Post Comment