Três tecnologias que mudarão o mundo



  

Três tecnologias que vão mudar o mundo tanto quanto (ou mais) do que a internet mudou.

A internet chegou de mansinho, nos primeiros três anos de sua existência ela se restringia ao uso lúdico. Eram adolescentes se conectando em chats, escrevendo blogs e baixando fotos. Mas, com o surgimento das conexões de banda-larga, a internet se infiltrou em todos os cantos da nossa vida cotidiana: lojas, pesquisas acadêmicas, leituras, bancos, sites do governo, cadastros, mídias-sociais…

Os celulares sacramentaram o uso permanente da internet como ferramenta indispensável para o dia-a-dia. Não há dúvidas que o acesso à internet é o motor propulsor das grandes mudanças que vivemos em nossa era. No entanto, existem outras tecnologias que estão batendo na porta para revolucionar o modo como vivemos em sociedade e enxergamos o mundo.

Veja abaixo três tecnologias que estão mais próximas do que você imagina de se tornarem realidade. Elas prometem mudar o mundo tanto quanto a internet mudou.

Realidade Virtual

O que acha de visitar a orla de Copacabana nesse final de semana? Está muito longe? Não! Está ao alcance dos seus óculos de realidade virtual. Com eles você poderá visitar instantaneamente qualquer localidade do mundo: assistir jogos do seu time favorito, conhecer museus, provar roupas sem precisar ir às lojas, encontrar-se com os amigos sem sair de casa. Essa tecnologia promete romper de vez o conceito da “necessidade de deslocamento” para estar presente em algum local.

Essa tecnologia já está em fase de testes. Reuniões são feitas através de videoconferências, mas, o próximo passo é a projeção de hologramas e a capacidade do indivíduo de se movimentar no ambiente – mesmo sem estar fisicamente no local.

Inteligência Artificial





Já sentimos o gostinho dessa nova tecnologia quando nos surpreendemos com quanto o banco de dados das grandes empresas de tecnologia sabem sobre nós. Conhecem nossos interesses, sabem indicar a música que queremos ouvir, o livro que gostaríamos de comprar, a roupa que acharíamos bonita. Sabem até classificar nossas fotos e entender o que dizemos no celular.

Enfim, a inteligência artificial será a nossa melhor conselheira do futuro. Nossos dados serão coletados desde o início de nossa vida e as informações serão inferidas com perfis semelhantes aos nossos, assim, a inteligência artificial saberá mais sobre cada indivíduo do que o próprio indivíduo sabe sobre si.

Realidade Aumentada

Basicamente, a realidade aumentada usa os princípios da realidade virtual e da inteligência virtual. Trata-se de possibilitar que as máquinas leiam os dados do mundo real e tomem ações inferindo as informações coletadas com o banco de dados. Um braço mecânico poderia realizar cirurgias com muito mais precisão do que um médico. Um robô faria compras no mercado, limparia sua casa, dirigiria seu carro.

Essa tecnologia já está surgindo com os carros automatizados. Esses carros são capazes de – com auxílio de sensores e GPS – interpretar as informações que ocorrem a sua volta e tomar decisões. Os carros de realidade aumentada conseguem dirigir longos trajetos sem que nenhum humano esteja no comando da direção.

Ass: Matheus Griebeler



Post Comment