Velocidade da Luz – O Que é, Qual o seu Valor e Importância



  

Saiba aqui o que é, qual o valor e a importância da velocidade da luz.

Durante muito tempo cientistas e pesquisadores buscaram conhecer a real velocidade da luz. Muitos acreditavam que a sua propagação se desse de forma instantânea, no exato momento em que foi emitida em algum lugar por alguma fonte.

Foi o cientista James Clerk Maxwell quem esclareceu que a luz propagada possui uma velocidade que é determinada pelo meio pelo qual ela se propaga. Ele também descobriu que a velocidade da luz pode ser muito alta se comparada com velocidades que já foram registradas em fenômenos cotidianos.

Em poucas palavras, a Velocidade da Luz é um número equivalente ao tempo em que a Luz leva da fonte que a gera até o nosso campo de visão. E esse valor pode ser diferente considerando o meio em que ela é gerada, que pode ser no vácuo ou no meio material (meio em que a Velocidade da Luz é menor).

Mas o que se sabe atualmente é que existe um valor para a sua velocidade, que é muito rápida, mas cujo valor é definitivo. Muitos cientistas tentam chegar a esse valor através de diversos experimentos e muitos se aproximaram bastante.

No entanto, foi no ano de 1983 que foi registrado o seu valor oficial, que é o mesmo utilizado em nossa atualidade. Esse número foi registrado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas, atendendo a referências do Sistema Internacional de Unidades.





Dessa forma o valor da velocidade da Luz é 299.792.458 metros por segundo.

Um método muito utilizado para calcular a velocidade da Luz é o chamado ano-luz, que nada mais é que a unidade que corresponde à distância que a luz leva para percorrer no meio de vácuo no período de um ano.

Na realidade quando vimos uma luz no céu, como a de uma estrela, significa que ela foi emitida há algum tempo atrás e pode ser que a estrela nem mais exista, devido a enorme distância em que elas se encontram.

Conhecer o real valor da Velocidade da Luz foi um passo muito importante para a ciência, pois através desse valor pode-se chegar ao conhecimento de importantes fenômenos que ocorreram no universo e que podem contribuir muito para o avanço da ciência.

Sirlene Montes



Post Comment