Avós que Ajudam a Cuidar dos Netos Vivem Mais



  

Pesquisa revela que avós que possuem convivência com os netos tem 37% menos riscos de mortalidade.

Qual a vovó e o vovô que não adora cuidar dos netinhos? Pois bem, uma pesquisa revela que avós que são comprometidos com a criação dos netos tendem a viver mais.

A pesquisa foi realizada na Alemanha, com um grupo de 500 pessoas com idade de 70 a 103 anos.A princípio foi analisado a diferença das taxas de mortalidade entre os avós que não participavam da criação de seus netos (ou que não tinham netos) e daqueles que participavam na educação dos pequenos.

Segundo a pesquisa, as pessoas que possuíam uma convivência com os netos eram 37% menos propensas ao risco de mortalidade.

O fundamento da pesquisa, que durou 19 anos, baseou-se no fato de que o grupo de avós que ajudavam na criação dos netos viveram em média por 10 anos, enquanto que o grupo sem esse convívio, uma percentagem de 50%, viveu por apenas mais 5 anos após o início do estudo.

Para confirmação da pesquisa, os pesquisadores ainda submeteram os idosos que não possuíam vínculos com netos e nem com filhos a novas análises e concluíram que, embora esse grupo desenvolvesse relações de convívio com outros segmentos como amigos e vizinhos, o resultado foi que eles tiveram uma sobrevida menor.





Diante dos dados os estudiosos acreditam que a convivência com filhos e netos auxiliam os idosos psicologicamente e fisicamente, o que resulta em uma vida mais duradoura.

Além disso, para eles, a pesquisa serviu para enfatizar a Hipótese da Vovó, que é uma teoria evolutiva, que busca explicar o motivo pelo qual a vida tende a se estender após a passagem da fase fértil. Assim com a renovação da maternidade e paternidade vivenciada pelos avós, a vida continua em atividade e dessa forma, os pais que contam a ajuda desses avós tendem a se reproduzir mais, aumentando assim a capacidade de reprodução humana.

Enfim, a pesquisa só comprova o que muitos vovôs e vovós já sabiam, os netos trazem um renovo físico e psicológico que os trazem de volta para vida. O que é comprovado pelo velho e conhecido ditado popular que diz que "Ser avó é ser mãe duas vezes".

Sirlene Motes



Post Comment