Anvisa anuncia Suspensão da Venda de Remédios – Epocler, Coristina, Doril



  

Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina recolhimento de mais de 100 medicamentos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na última terça feira, dia 03 de janeiro de 2017, anunciou a suspensão da venda de inúmeros produtos medicamentosos. Os produtos, cuja lista passa de 100, já possuem ordem de recolhimento nas farmácias.

De acordo com a Anvisa, os 124 lotes de medicamentos que tiveram distribuição, venda e uso suspensos pertencem ao laboratório Brainfarma. A lista completa pode ser visualizada no portal da Anvisa.

De acordo com o informado pela Agência de Nacional de Vigilância Sanitária, a empresa que produz esses medicamentos passou para a ANVISA uma informação de que realizaria o recolhimento de lotes de produtos que tiveram sua produção no período que vai de janeiro de 2016 até março deste mesmo ano. O total de lotes confiscados pela própria empresa possuem uma representação de 0,9% de tudo o que a empresa produziu durante esse tempo.

O motivo alegado pela Brainfarma para a suspensão de vendas e usos desses lotes de medicamentos se deve a uma questão operacional. Segundo a empresa, esses lotes não possuem nenhum problema de composição, erro ou coisas do tipo. O problema ocorreu na sua pesagem que foi realizada em sua antiga central industrial, que fica em Anápolis, no Estado de Goiás e deveria ter sido feita em uma área nova, já inaugurada nesse mesmo período de 2016, na mesma unidade de Anápolis.

Dessa forma, a empresa alega “equívoco operacional”, assegurando aos usuários desses medicamentos que em momento nenhum há algum risco à saúde, pois não há comprometimento na qualidade desses medicamentos.





Diante disso, a Anvisa assim que foi notificada sobre essa situação, na última terça-feira, dia 03 de janeiro, resolveu suspender o uso, venda e distribuição desses lotes informado pela Brainfarma.

Dentre os lotes de medicamentos suspensos estão alguns bastante conhecidos e vendidos como Maracugina, Biotônico Fontoura, Doril Enxaqueca, Doralgina drágeas, Epocler, Amoxilina, Tamarine Geléia e outros que formam uma lista de 126 medicamentos.

Para os consumidores que já possuem esses medicamentos que pertencem a esses lotes comprados, é possível fazer a devolução dos mesmos. Também, para aqueles que ainda possuem alguma dúvida em relação à essa suspensão, a empresa disponibiliza atendimento através do SAC 0800-7717017.

Apesar de todo o transtorno, a ANVISA tranquiliza os usuários desses medicamentos, enfatizando que a suspensão se deu por erros operacionais e não oferecem riscos à saúde.

Sirlene Montes



Post Comment