Contas Inativas do FGTS – Informações sobre o saque



  

Confira as principais informações e dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS.

Na última terça-feira, a Caixa Econômica Federal divulgou o tão esperado calendário para o saque das contas inativas do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

De acordo com as informações divulgadas os recursos serão liberados para os beneficiários gradualmente isso para evitar uma corrida generalizada às agências do banco que administra o FGTS. Mas é bom lembrar que a data limite para a retirada dos recursos será o dia 31 de julho de 2017. Aqueles beneficiários que não fizerem o saque até essa data perderão o acesso ao dinheiro.

1 – Quem tem direito ao saque do FGTS?

Segundo a Caixa tem direito ao saque aqueles trabalhadores que encerraram seus contratos com as empresas (trabalho formal) até o dia 31 de dezembro de 2015. Estes trabalhadores podem ter sido demitidos por justa causa ou terem pedido demissão e que, não haviam feito o saque do montante naquela época.

Saiba mais www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx.

2 – O que são as contas inativas?

Quando o trabalhador passa a exercer suas atividades no mercado tendo sua carteira de trabalho assinada ele tem direito a uma conta do FGTS. Nela tanto o trabalhador quanto o empregador fazem depósitos todos os meses de uma quantia determinada.

Saiba mais www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx.

3 – Quando o saque pode ser feito?

O saque das contas inativas do FGTS vai respeitar um calendário preestabelecido. Ele foi construído tendo como base o mês no qual o beneficiário faz aniversário. Os primeiros que poderão sacar já podem receber a partir do dia 10 de março, data para quem nasceu em janeiro e fevereiro.

Apesar de a última data do calendário ser o dia 14 de julho, para pessoas que nasceram em dezembro, vale reiterar que a data limite, para todos os casos, é o dia 31 de julho de 2017. E mais uma vez, quem perder essa data não terá mais direito de fazer o saque.

Saiba mais www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx.

4 – Há algum limite para os valores que podem ser sacados?





Não nenhum valor limite para os saques. Os beneficiários podem fazer a retirada de todo o saldo das contas inativas. Mas é bom ter cuidado ao se retirar os valores já criminosos também estão atentos a situação.

5 – Como consultar o saldo?

Os trabalhadores que quiserem consultar o saldo do FGTS poderão acessar o endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx).

6 – Onde consultar o calendário?

O calendário oficial do saque das contas inativas já está disponível no site da Caixa. Para acessar veja no site www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx.

O trabalhador só vai precisar do número do PIS/PASEP para acessar o sistema.

Saiba mais www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas/Paginas/default.aspx.

7 – Onde posso fazer as retiradas?

O trabalhador poderá sacar os valores aos quais tem direito diretamente na Caixa, nas Casas Lotéricas ou ainda pode solicitar a Caixa que faça a transferência para a sua conta em outro banco.

Para mais informações acesse o site da Caixa no endereço www.caixa.gov.br.

Por Denisson Soares

FGTS



Post Comment