Término do Horário de Verão 2016/2017 – Como Acertar o Relógio



  

Ao todo, dez Estados e mais o Distrito Federal deverão atrasar o relógio em 1 hora.

No próximo domingo (19), brasileiros que residem em dez Estados e no Distrito Federal estarão de despedindo do horário brasileiro de verão. Os relógios deverão atrasar 1 hora a partir de meia noite de domingo.

O Distrito Federal mais os Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina vão aderir a essa mudança.

O horário de verão foi adotado no Brasil em 1931 com o objetivo de reduzir o consumo de energia das 18 às 21 horas, considerado horário de pico, e fazer com que a população tivesse melhor aproveitamento da luz natural.

A vigência do horário de verão é feita por um decreto federal datado de 2008 que determina o início deste horário no terceiro domingo do mês de outubro e o seu encerramento no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

No entanto, a exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro cai no domingo de Carnaval. Caso aconteça isso, o encerramento do horário de verão se dá no domingo após a data comemorativa.





De acordo com o Governo Federal, a expectativa é que com o Horário de Verão deste ano, a população tenha economizado R$ 147, 5 milhões. Isso se deve por causa da redução no funcionamento das termelétricas. No período de 2015|2016, o horário possibilitou ao país uma economia de R$ 162 milhões.

Opiniões sobre o horário de verão

Há brasileiros que comemoram ter mais uma hora de sol por dia. No Brasil, por ser um país tropical, muitas pessoas aproveitam o horário ao chegar do trabalho para poder tomar aquele banho de mar ou de piscina.

No entanto, há também aqueles que não conseguem se adaptar ao Horário de Verão, pois o corpo humano precisa de pelo menos 14 dias para se acostumar a nova rotina. Com toda essa mudança, quem não se acostuma acaba tendo que lidar com problemas como falta de atenção, sono e até perda de memória.

Brasil não é o único a adotar o horário diferenciado

O Brasil não é o único país no mundo a adotar o Horário de Verão. Ao todo, 70 países já adotam o horário diferenciado. Isso significa que um quarto da população mundial é atingida pela medida.

Por Serrana Filetti



Post Comment