Vacina contra Febre Amarela será em Dose Única



  

Governo adota dose única contra febre amarela. Saiba mais.

Para quem ainda não se vacinou contra a temida febre amarela ou não tem certeza se tomou as duas doses recomendadas, eis a boa nova que esse artigo traz. O Ministério da Saúde vai adotar, ainda no mês de abril, a dose única da vacina contra a febre amarela para todas as áreas em que a vacinação é recomendada as pessoas, ou seja, para as áreas de maior incidência da patologia.

Ainda segundo o governo, o Brasil está seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e todas as pessoas que já se vacinaram uma vez contra a febre amarela, não precisarão repetir o procedimento novamente durante a vida. A OMS já havia feito essa recomendação para o Brasil em 2014, mas o governo recuou e consultou alguns científicos recentes que alertavam que somente uma dose única não era suficiente devido a inúmeros fatores.

O Ministério da Saúde está preparando toda a rede pública de saúde a uma intensa adequação a respeito das doses da vacina. O maior intuito é evitar que a propagação da febre amarela se espalhe em grandes centros urbanos do país, sobrecarregando ainda mais o já fragilizado SUS.

O fracionamento das doses da vacina já está sendo preparado pelos responsáveis e uma rigorosa monitoria do índice da febre amarela em algumas regiões brasileiras está sendo feita quase que diariamente.





O Ministério da Saúde liberou no final do mês passado, o total de R$ 19,2 milhões para ajudar no combate da doença para algumas cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Os municípios e as Secretarias Estaduais de Saúde receberão o recurso, que deverá ser usado em campanhas de prevenção e extrema vigilância no combate contra a febre amarela.

Até a tarde de quarta-feira (5), foram contabilizados aproximadamente 2 mil casos de suspeita da doença, entre os quais, 450 continuam sendo analisados, 586 foram confirmados e 951 foram eliminados. Desse total, foram 282 mortes confirmadas por causa da febre amarela no Brasil. Para se ter uma ideia, os últimos casos que se tem registro aconteceram no estado do Acre em 1942.

Se você ainda não se vacinou e mora em área de risco, não perca mais tempo e procure um posto de saúde mais próximo.

Por Rodrigo Souza de Jesus

Vacina para febre amarela



Post Comment