Black Friday – Dicas para realizar as compras



  

A Black Friday está chegando e vale a pena conferir algumas dicas para não cair em ofertas enganosas.

O mês de novembro sempre gera expectativa no comércio, mas também no bolso da população. É nessa época do ano que acontece a Black Friday, uma sexta-feira dedicada exclusivamente às ofertas e a preços baixos.

A data nasceu nos Estados Unidos, dando a largada as compras de final de ano. Neste dia, os descontos podem chegar até 90%, sendo que ao menos por lá, os consumidores guardam seus rendimentos e formam quarteirões de filas na busca do menor preço.

No Brasil, a iniciativa ocorre há vários anos. Em 2017, a Black Friday acontece no dia 24 de novembro, com estoques limitados e promessas de preços mais baixos praticados pelos comerciantes. Mas é importante não se iludir pela propaganda feita pelas lojas, principalmente no comércio on-line e ficar esperto para não ser vítima da famosa "Black Fraude", ou conhecida também como "tudo pela metade do dobro" e comprar com consciência.

Uma das maneiras para não ser enganado nesta black friday são os sites de comparações de preços. O Busca Descontos criou um portal reunindo as lojas que já confirmaram participação nas promoções. Estas lojas são monitoradas frequentemente e recebem um selo para garantir que ninguém seja enganado. Só no ano passado, seguindo informações obtidas no website, o comércio movimentou 1,9 bilhão de Reais, um recorde se comparado aos outros anos. Este portal, inclusive, foi o incentivador para a realização do dia especial de ofertas aqui no Brasil. Para quem se cadastrar e receber as ofertas, o internauta concorre a 1 milhão de pontos no programa de fidelidade Tudo Azul e usar esses pontos em passagens aéreas. Para conferir os descontos no dia, e as lojas que já estão participando, basta acessar: www.blackfriday.com.br.





Outro site semelhante é o black friday de verdade, que pode ser acessado pelo seguinte link: https://blackfridaydeverdade.com.br. O portal também vai monitorar as ofertas e elencar ao consumidor as melhores do dia 24 de novembro. Aos que se interessarem, podem ver as lojas participantes e que confirmaram as quedas de preço e promoções de verdade no dia, evitando a temida "Black Fraude" como às vezes é praticado. Esta campanha "Black Friday de verdade" iniciou em 2014 segundo as informações obtidas, registrando o cadastro de mais de 200 mil internautas que, segundo os organizadores, recebem promoções certificadas pelo site. Para quem deseja se cadastrar (que é gratuito) pode concorrer a um prêmio de 10 mil reais.

Para quem ainda não conhecia estes portais, outra dica para não ser enganado são os tradicionais sites de comparação de preços como Zoom e Buscapé. Estes realizam um trabalho diferenciado na Black Friday, também monitorando e alertando os internautas as verdadeiras ofertas. Por lá, as grandes lojas já tem uma verificação constante, buscando preço baixo e condições de pagamento mais facilitadas. Além destes, diversos outros também podem ser garimpados pelo internauta, além dos grupos no Facebook que postam costumeiramente os preços e tipicamente na sexta-feira realizam um trabalho bastante interessante.

E, por último, o internauta pode fazer uma verificação manual no produto em que deseja adquirir. A partir deste mês, visite todos os dias os principais sites de compras pela internet ou loja física e anote os preços dos produtos que deseja, inclusive realizando uma captura de tela. Um papel e uma caneta são ferramentas essenciais nesta verificação. Outro ponto importante é nas formas de pagamento: se for realizar a compra a vista, realize-a por boleto bancário, assim, se você achar uma oferta melhor em um comerciante concorrente, você pode descartar a compra anterior e realizar o pagamento da oferta em que foi escolhida. O prazo de entrega dos produtos pode aumentar, então, paciência e calma são necessários até você receber o produto.

Por Leandrinho de Souza

Black Friday



Post Comment