Preços de Imóveis - Alta em Novembro de 2010

9, dezembro, 2010

 


A expansão do setor imobiliário no Brasil tem beneficiado tanto as classes sociais mais endinheiradas quanto aquelas que precisam se valer do programa do governo “Minha Casa, Minha Vida”. O boom do segmento acompanha os bons sinais da economia e mesmo sem a confirmação definitiva do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 (o Banco Central calcula índice de 7,55%, atualmente), as previsões para o lançamento e venda de residências são as mais otimistas possíveis.

Informações abrangidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o custo da construção civil brasileira cresceu 0,69% no mês passado, avanço de 0,18% em comparação à taxa constatada em outubro (0,51%). Dados do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) também assinalam que o saldo do mês sobrepujou o percentual de 0,33% averiguado há um ano.

No acumulado anual, de acordo com o portal de Economia Terra, o custo da construção civil cerceia 7,08%, quase 2 pontos percentuais superior à percentagem acurada no período igual do ano passado, de 5,28%.

O IBGE pondera que os reajustes salariais em Minas Gerais, proveniente de um tratado coletivo dos trabalhadores do segmento, pressionaram o índice, tornando mais alta a despesa nacional por metro quadrado, de R$ 761,74 no mês retrasado para R$ 767,03 em novembro.



Por Luiz Felipe T. Erdei

Quer receber notícias por e-mail? Clique aqui.


admin Imóveis , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.