Cura da AIDS através das células tronco
Pesquisadores alemães liderados por Kristina Allers e Gero Hütter podem ter feito uma descoberta histórica. Em 2007, eles fizeram um transplante de células tronco CCR5
32/
32 no sistema imunológico de Timothy Ray Brown, um portador do HIV que ficou conhecido como o "Paciente de Berlim". A ideia era reconstruir células do sistema imunológico do paciente.
Mas algo inesperado ocorreu. Os pesquisadores alemães esperavam que assim que fosse interrompida a terapia com medicamento antirretroviral (aquele feito para combater vírus feitos de RNA, como o HIV), a infecção retornaria, infectando as células sadias criadas com o transplante. Mas parece ter acontecido o contrário. Exames repetidos várias vezes após a cirurgia demonstram que, não só essas novas células não foram infectadas, como houve uma regeneração completa das células de defesa CD4 do paciente, o que sugere que o paciente está livre do vírus HIV. Sim, isso mesmo. Curado.
A pesquisa traz esperança para os milhões de portadores do vírus HIV ao redor do mundo. Embora Brown ainda tenha que continuar fazendo testes e outros pesquisadores ao redor do mundo precisem reproduzir os resultados, o tempo passado e os resultados apresentados são um fortíssimo indício de que a cura do vírus da AIDS foi, de fato, alcançada.
O artigo original dos pesquisadores pode ser encontrado no jornal científico de hematologia Blood Journal.
Por CG
