Enem 2017 – Gabarito Oficial da Prova



  

Respostas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio já podem ser conferidas.

No último domingo, dia 12 do mês de novembro, aconteceu em todo o Brasil o segundo dia de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, às 18h foi encerrado oficialmente o período de provas do Enem do ano de 2017.

É comum depois da realização das provas os candidatos ficarem ansiosos pela publicação do gabarito oficial para assim poderem conferir as respostas e somarem o número de pontos feitos nos dois dias de provas.

O Inep, que é o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, nesta última quarta-feira, dia 15 de novembro, disponibilizou os gabaritos oficiais das provas que foram realizadas nos últimos domingos, dias 05 e 12.

Para ter acesso ao gabarito oficial do Enem 2017 os candidatos só precisam acessar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem (o oficial). Para isso é preciso fazer o login com a mesma senha que usaram para se inscreverem e para checarem outras informações.

Basta selecionar o dia em que foi realizada e a cor do caderno de provas para conferir o gabarito.

O Inep deixa claro aos participantes do Enem 2017 que a divulgação do gabarito oficial possui a única finalidade de permitir aos participantes a conferência de suas provas, para que possam ter uma noção sobre seu desempenho no exame. Afinal, com a conferência pode-se chegar a uma soma de acertos e erros na prova, contudo, o cálculo da nota acontece de forma diferente, pois o sistema de correção do Enem é baseado na TRIM, que á a Teoria de Resposta ao Item. De modo que pela simples conferência das questões não é possível a interposição de recursos.

Além disso, não é possível calcular a nota que será obtida na Redação, que é somada aos pontos das provas.

Nos dias em que as provas foram realizadas, o Colégio e Curso Oficina do Estudante da cidade de Campinas/SP, em parceria com o Brasil Escola, realizaram a correção das questões das provas de forma comentada, o que possibilitou aos candidatos saberem as respostas corretas e porque elas estavam corretas.





Estudantes de todo o país realizaram as provas nestes últimos domingos, sem nenhum problema. Exceto em algumas localidades como Olinda/PE, Teresina/PI e Uruaçu/GO, em que nove locais de realização de provas ficaram sem energia elétrica, impedindo que as provas do primeiro dia fossem realizadas. Contudo, os participantes destas localidades poderão fazer a primeira prova no dia 12 do mês de dezembro. Somente no primeiro dia de provas o total de 3.581 estudantes não puderam realizá-la, mas terão esta nova chance.

De acordo com os números do Enem 2017, 6.731.344 candidatos realizaram suas inscrições para participarem do exame, porém, somente 4.724.519 estiveram presentes em seus locais de prova no primeiro dia. Já no segundo dia compareceram 4.574.895. O índice de abstenção foi de 29,8% no primeiro dia e 32% no segundo dia.

Em termos de candidatos eliminados, foram registrados o total de 853, sendo que deste total 2 candidatos se recursaram a dar seus dados biométricos, 9 estavam com objetos não permitidos que foram descobertos pelos detectores de metal e os 842 foram eliminados por descumprirem regras estipuladas no Edital, como não respeitar orientações dos fiscais, sair antes do tempo permitido, utilizar equipamentos eletrônicos, entre outros.

O Enem 2017 contou com 58.576 atendimentos especiais, sendo que deste total 41.284 foram especializados, 16.986 específicos e 306 foram por nome social. Se utilizaram de recursos de acessibilidade como a vídeoprova que tinha tradução em Libras o total de 48.541 candidatos.

O resultado oficial está previsto para ser divulgado no dia 19 do mês de janeiro do ano de 2018.

O Enem é um exame cuja nota obtida pelo candidato pode ser utilizada em vários programas como o ProUni, SiSU e Fies, que disponibilizam de vagas em universidades federais e privadas do país.

Sirlene Montes



Post Comment