A arquiteta e design Lucianna Pimentel, um dos grandes nomes no segmento de design e decoração de interiores em Pernambuco, com vários projetos assinados no maior evento de decoração das Américas, a Casa Cor, não abre mão de artigos de fabricação sustentável para montar seus projetos.
Segundo ela, é dever de todo profissional disseminar a idéia de que a vida do planeta está em nossas mãos. Ela passa essa filosofia por meio do seu trabalho, com a utilização, por exemplo, de móveis fabricados com madeira certificada, laminados plásticos, tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis (COV) e colas à base de água. Esses são recursos naturais e contribuem com a preservação do meio ambiente, declara Lucianna Pimentel.
Por sua vez, a Cosil Construções e Incorporações, empresa sergipana que no Recife (PE) trabalha em parceria com a MC Brasil, desempenha práticas sustentáveis desde a concepção do projeto até a entrega das chaves de cada imóvel em todos os seus empreendimentos.
As ações sustentáveis são trabalhadas em ações ambientais, na gestão de pessoas e no corpo institucional.
As características sustentáveis são diversas. Nas obras verifica-se batentes com madeira certificada – apropriada para o corte –, tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, escolha de equipamentos sanitários eficientes (menos vazão de água), espaços para coleta seletiva de lixo, otimização do saneamento das águas residuais e pelas cartilhas que ensinam como utilizar, de maneira consciente, bens tão disputados como água e energia.
Por: Alexandre de Souza Acioli
bruno Imóveis Construções Ecológicas, Móveis Sustentáveis