BC - Henrique Meirelles poderá deixar a Presidência
A presença de Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, em sua atual função parece incerta para 2011. A única certeza para esta semana, como anunciado há alguns dias neste meio de comunicação, é a reunião entre ele e Dilma Rousseff, presidente eleita, para deliberar sobre o futuro. Informações indicam que a ex-ministra-chefe da Casa Civil não gostou de saber que a autoridade impôs algumas condições para ficar no cargo, tais como autonomia na fixação das taxas de juros.
Reportagem do Estadão expôs que nem Luiz Inácio Lula da Silva, presidente em exercício, parece ter recebido bem as informações. Em seu entendimento, acredita que Meirelles tentou transferir a responsabilidade por uma possível modificação na política monetária, caso venha a deixar o comando do BC, para Dilma.
Lula entende que o discurso de Meirelles pode ter criado certo embaraço econômico, pois qualquer decisão da presidente eleita poderá ser observada pelo mercado financeiro como um desalento na política de autonomia.
O Estadão retoma que Meirelles discursou desse modo porque Guido Mantega, ministro da Fazenda, foi confirmado primeiramente no cargo em que atua, ou seja, poderá ser uma espécie de líder. Na prática, portanto, o atual presidente do BC ficaria subalterno à Fazenda.
Por Luiz Felipe T. Erdei
