Empresa deve avaliar a média de preços e pode reduzir o valor do óleo diesel e gasolina no início do próximo ano.
Devido ao rumo do mercado internacional, quando o assunto é Petróleo, com o preço do barril abaixo de US$ 40, é esperado que a Petrobras opte por baixar os preços da gasolina e do óleo diesel logo no início de 2016. Após o encerramento do mês de dezembro, a empresa deve fazer uma avaliação em relação à média dos fechamentos de preços, com isso, será decidido se os preços da gasolina e do óleo diesel sofrerão uma queda.
É importante que a decisão de reduzir os preços da gasolina e do diesel implica diretamente na redução da receita da estatal, haja vista esses serem os seus principais produtos no mercado. Apesar da queda na receita, é preciso ressaltar o atual momento do mercado: a cotação do Brent, por exemplo, chegou ao seu menor patamar em 11 anos após a queda de 0,52%, que resultou no preço do barril em US$ 36,16 na última terça-feira, 22 de dezembro.
Caso não se lembre, a última vez que a estatal brasileira efetuou quedas nos preços da gasolina e do diesel foi em 2009. Na ocasião, a gasolina fechou com queda de 4,5% e o diesel, por sua vez, sofreu queda de 15% no seu preço.
Apesar da expectativa em torno da queda nos preços da gasolina e do óleo diesel, saiba que fontes de dentro da própria Petrobras afirmam que será pouco provável que a empresa consiga reduzir tais preços. A grande dificuldade seria, de fato, o baixo preço do petróleo, pois com o atual cenário a empresa só conseguiria melhorar o seu caixa mantendo os preços acima da média.
Um detalhe muito importante é que os cálculos do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) em relação às cotações de 14 de dezembro de 2015 mostram que o preço da gasolina da Petrobras estava 315,7% acima dos preços praticados no Golfo do México, levando em consideração o lado norte-americano. O preço do óleo diesel, por exemplo, estava 64,8% mais caro que a média internacional.

Por Bruno Henrique




Lula declarou que nossa autosuficiencia em petroleo e agora temos a gasolina mais cara do mundo, maior que a do Japao, que nao produz 1 gota sequer de petroleo. Sem contar ainda que somos a unica nacao do planeta com energia renovavel, ethanol. Alguem poderia me informar se pagamos mais pela energia eletrica e agua do que em outros paises….
caro,amigo nós somos um pais sem governo,sem congresso,e sem ordem…
Jose Cahú Oliveira
SEM LADRAO TB KKKK
jorge,meu amigo,,talvez até exista algum país com gasolina
mais cara que no brasil,,, mais eu particulamente acho que não,,nós pagamos o preço da corrupção que assola nosso
país,,,infelizmente !!!!
estô esperando pra ver essa gasosa mais barato……
kkkkkkkkk, primeiro de abril tá longe ainda redator